Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Confira as propostas dos candidatos à Prefeitura para combater a covid-19

Nesta quinta-feira (15) os nove prefeituráveis de Araraquara responderam sobre como combater a covid-19 na cidade

| ACidadeON/Araraquara

Município já registrou mais de 5 mil casos de covid-19 e 58 mortes (Foto: Divulgação
O ACidade ON segue com a série de reportagens que trazem as propostas dos nove candidatos a prefeito de Araraquara. O tema desta quinta-feira (15) é o combate a covid-19.  

Atualmente, o município conta com 5.077 casos da doença e 58 mortes desde março - início da pandemia. Somente nesta quinta-feira (15), duas mortes foram registradas na cidade e 47 pessoas seguem internadas.    

Confira as propostas dos candidatos:  
* Todas as respostas foram entregues na ultima segunda-feira (12) 

Célio Peliciari (PSOL) é pré-candidato a prefeito de Araraquara ( Foto: Amanda Rocha)
CÉLIO PELICIARI (PSOL)
Fomos o único partido que apresentou um programa específico para a pandemia: 1) Manter todo o serviço público não essencial suspenso. No setor privado os estabelecimentos que geram aglomeração em ambientes fechados não devem funcionar. Os que geram, mas são essenciais (mercado), devem funcionar. E aqueles em que é viável funcionar em modalidade delivery e drive thru podem funcionar. Garantimos a vida sem penalizar o trabalhador e os pequenos empresários. 2) aumentar o número de ônibus para evitar aglomeração no transporte coletivo.  

Coronel Adalberto é pré-candidato a prefeito pelos Republicanos (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)
CORONEL ADALBERTO (REPUBLICANOS) 
Vamos combater a pandemia mantendo o trabalho que está sendo feito na área da Saúde, com hospital de campanha, mas também otimizar a prevenção e fiscalização para que a sociedade volte a vida normal gradativamente sem correr riscos. Temos que enfrentar esse momento com serenidade, cuidando para que a Economia não entre em colapso. Para isso, um trabalho educativo de conscientização deve ser intensificado na cidade, para que os estabelecimentos funcionem adotando todas as medidas de higiene.  

Edinho Silva ( PT) tenta a reeleição (Foto: Amanda Rocha)
EDINHO SILVA (PT)
Com o principal objetivo de salvar vidas, fizemos de Araraquara uma referência no combate ao coronavírus para o Brasil. Mas, não podemos baixar a guarda. Vamos manter esses aprendizados, com a agilidade no diagnóstico como princípio a ser perseguido pelo SUS, além da manutenção da telemedicina e das equipes de saúde domiciliar. Também vamos trabalhar para recuperar os empregos que foram dizimados, com a atração de investimentos, de empresas e do fortalecimento da economia local.  

Lançamento da campanha eleitoral do candidato a prefeito Lapena (Patriota) (Foto: Amanda Rocha)
DR. LAPENA (PATRIOTA)
Temos que manter e implementar os cuidados pré e pós internação. Dar condições a população de ser tratado logo no primeiro instante, fazendo diagnósticos. Essa ação salva-vidas.  

Padre Fernando Fraga (PTB) é candidato a prefeito de Araraquara nas eleições 2020 (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)
FERNANDO FRAGA (PTB)
Araraquara foi destaque no combate à pandemia, mas hoje estamos em patamares maiores do que cidade do mesmo porte, como é o caso de São Carlos. Hoje, temos 55 óbitos em Araraquara e São Carlos tem 47. Há pouco tempo, nossa cidade tinha números infinitamente menores. Vamos conscientizar a população quanto aos meios de proteção, não podemos baixar a guarda. Iremos trabalhar para que os números caiam e possamos conseguir para nossa população rapidamente a vacina assim que estiver disponível com segurança.  

Coligação Tempo de fazer mais e melhor' lança Nino como pré-candidato
NINO MENGATTI (PSB)
O início de 2021 não significa o fim da pandemia. Tendo isso como base, em seu mandato, Nino pretende aumentar a testagem da doença; ampliar as parcerias com as universidades e fazer com que tenha maior rigidez na fiscalização dos protocolos sanitários. O candidato ressalta também que enquanto não houver vacina para toda população, as crianças seguem em casa e as aulas seguem híbridas, e que para isso irá levar internet gratuita a todos os bairros e proporcionará estrutura para os profissionais da educação continuarem trabalhando de casa.  

Coca-Ferraz é um dos pré candidatos em Araraquara (Foto: Fernanda Manécolo)
PROFESSOR COCA FERRAZ (PSL)
Seguirei os modelos das cidades com menor taxa de mortalidade por habitantes e vou colocar Araraquara em 1º lugar entre as cidades grandes da região no tocante ao indicador Longevidade do Índice Paulista de Responsabilidade Social.
O indicador que reflete aspectos relativos à Saúde, em 2018 (último ano com informação disponível) aponta Araraquara em 3º lugar entre as cidades grandes da região (atrás de São Carlos e Ribeirão Preto). Seguem os valores: São Carlos 77, Ribeirão Preto 75, Araraquara 74, Franca 73, Bauru e Rio Claro 72.  

Rodrigo Ribeiro (PRTB) pré-candidato a prefeito ( Foto: ACidadeON)
RODRIGO RIBEIRO (PRTB)
Revisão de dados divulgados por boletim de contingencia para apurar a veracidade dos mesmos.
Buscar meios e tratamento preventivo à doença com medicamentos de baixo custo. Plano de campanha de vacinação em massa assim que houver disponibilidade.  

Tiago Pires é pré-candidato a prefeito pelo PCO (Foto: Walter Strozzi/ACidade ON)
TIAGO PIRES (PCO)
Defendemos uma política nacional com testes massivos; fim do teto dos gastos para que seja feito o investimento necessário; estatização de todos os setores ligados à saúde; liberdade aos presos não perigosos; expansão do transporte; paralisação total da economia não essencial; distribuição gratuita de máscaras e álcool; fim das demissões. Somente eleições não resolverão! É preciso mobilizar o povo pelo fim ao golpe de 2016, pelo Fora Bolsonaro e pelo direito de eleger Lula presidente em 2022.

Mais do ACidade ON