Uma blitz da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) com apoio da Guarda Municipal (GM) na Avenida John Boyd Dunlop, na região do distrito do Campo Grande, em Campinas, terminou com 52 multas aplicadas a motoristas e motociclistas na tarde de ontem (20). A ação ocorreu no sentido bairro – Centro da avenida, na aproximação da Rua Achiles Bertoldi.
Segundo a Emdec, 61 veículos foram abordados. Desse total, 54 eram motos, outros três eram, Ainda houve a abordagem a três vans e um caminhão. Ainda segundo informações da empresa municipal, três motos foram recolhidas para o Pátio Municipal.
LEIA TAMBÉM
Onda de calor: Inmet emite novo alerta vermelho de grande perigo até domingo
Veja os 10 cursos mais concorridos do Vestibular 2024 da Unicamp
A ação ocorreu na avenida porque um levantamento feito pela Emdec com dados recentes apontou que dos 50 principais pontos críticos para acidentalidade no trânsito, de Campinas, 18 estão no eixo da John Boyd Dunlop.
Os agentes da Emdec também observam outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como a pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta.
A fiscalização
A operação feita pela Emdec tem a intenção de identificar, em tempo real, motociclistas que encobrem as placas ao passar por equipamentos de fiscalização eletrônica ou que realizam algum tipo de adulteração na moto.
No mês passado a Emdec já tinha divulgado que em 12 dias quase 30 mil motociclistas ou garupas foram registrados encobrindo placas de motos para evitar multas por radares. Muitas vezes eles fazem isso com as mãos. Ainda de acordo com o balanço divulgado pela Emdec, 29.393 imagens foram captadas entre os dias 1º e 12 de agosto (leia mais aqui).
LEIA MAIS
Lula e Biden anunciam manifesto em defesa dos direitos trabalhistas