- Publicidade -
CotidianoCampinas registra maior número de mortes por covid em uma semana desde dezembro de 2021

Campinas registra maior número de mortes por covid em uma semana desde dezembro de 2021

Cidade contabilizou 11 óbitos por covid na semana de 25 de fevereiro, contra 12 os notificados em dezembro de 2021

- Publicidade -

Há um ano e dois meses, Campinas não registrava um número tão grande de mortes por covid em apenas em uma semana. A cidade contabilizou 11 óbitos na semana de 25 de fevereiro, contra 12 os notificados em dezembro de 2021. Os dados foram informados nesta sexta-feira (8) pelo painel de monitoramento de Síndromes Respiratórias.

Leia também: Casos positivos de covid-19 em Campinas atingem patamar da pandemia

O aumento de infectados já estava sendo esperado pela Prefeitura, que fez um apelo à população antes do Carnaval – quando já era aguardada mais circulação do vírus. Desde 1º de janeiro, a cidade registrou 4.713 casos e 20 mortes. Todos os mortos tinham mais de 40 anos e comorbidades.


Na cidade, há falta de testes para diagnosticar a doença e de vacina para preveni-la. Por isso, a Prefeitura está tentando agilizar as entregas, que são feitas pelo governo estadual e que estão atrasadas.


Em relação aos imunizantes, especificamente, ele está indisponível em aproximadamente 20% dos Centros de Saúde.

- Publicidade -


Outro dado disponibilizado pela Administração municipal é de que – até 8 de fevereiro – apenas 23,8% da população acima de 18 anos tomou o reforço com a vacina bivalente – disponível em todos os centros de saúde para moradores a partir dos 12 anos, a depender da situação vacinal.

Variante da covid que pega mais fácil

Em entrevista à EPTV, a médica infectologista Raquel Stucchi, da Unicamp, informou que o cenário atual é propício para o aumento de casos nas próximas semanas.

“A gente tem nesse momento questões como uma baixa cobertura vacinal, uma variante que transmite muito fácil, que a JN.1, e tivemos aglomerações com o Carnaval, em alguns locais de forma prolongada”, afirma.

A diferença da JN1, subvariante da Ômicro, é que ela é extremamente transmissível, embora não desenvolva uma infecção diferente das outras variantes da doença.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março?
Azeitona do tira gosto é a mesma do azeite? 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -