Há um ano e dois meses, Campinas não registrava um número tão grande de mortes por covid em apenas em uma semana. A cidade contabilizou 11 óbitos na semana de 25 de fevereiro, contra 12 os notificados em dezembro de 2021. Os dados foram informados nesta sexta-feira (8) pelo painel de monitoramento de Síndromes Respiratórias.
Leia também: Casos positivos de covid-19 em Campinas atingem patamar da pandemia
O aumento de infectados já estava sendo esperado pela Prefeitura, que fez um apelo à população antes do Carnaval – quando já era aguardada mais circulação do vírus. Desde 1º de janeiro, a cidade registrou 4.713 casos e 20 mortes. Todos os mortos tinham mais de 40 anos e comorbidades.
Na cidade, há falta de testes para diagnosticar a doença e de vacina para preveni-la. Por isso, a Prefeitura está tentando agilizar as entregas, que são feitas pelo governo estadual e que estão atrasadas.
Em relação aos imunizantes, especificamente, ele está indisponível em aproximadamente 20% dos Centros de Saúde.
Outro dado disponibilizado pela Administração municipal é de que – até 8 de fevereiro – apenas 23,8% da população acima de 18 anos tomou o reforço com a vacina bivalente – disponível em todos os centros de saúde para moradores a partir dos 12 anos, a depender da situação vacinal.
Variante da covid que pega mais fácil
Em entrevista à EPTV, a médica infectologista Raquel Stucchi, da Unicamp, informou que o cenário atual é propício para o aumento de casos nas próximas semanas.
“A gente tem nesse momento questões como uma baixa cobertura vacinal, uma variante que transmite muito fácil, que a JN.1, e tivemos aglomerações com o Carnaval, em alguns locais de forma prolongada”, afirma.
A diferença da JN1, subvariante da Ômicro, é que ela é extremamente transmissível, embora não desenvolva uma infecção diferente das outras variantes da doença.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março?
Azeitona do tira gosto é a mesma do azeite?