- Publicidade -
CotidianoNovo alerta da Saúde diz que transmissão da dengue está em todas as áreas de Campinas

Novo alerta da Saúde diz que transmissão da dengue está em todas as áreas de Campinas

Cidade já registrou 19,4 mil casos confirmados e três mortes pela doença neste ano; comunicado está mantido enquanto cidade continuar em situação de epidemia

- Publicidade -

A secretaria de Saúde emitiu nesta sexta-feira (15) um novo alerta em que destaca a transmissão da dengue em todas as áreas de Campinas. Segundo a pasta, o comunicado vale enquanto a cidade continuar em situação de epidemia.  

O município registrou, entre 1º de janeiro e hoje, um total de 19.467 casos confirmados e três mortes. Na semana passada, a Prefeitura decretou estado de emergência para dengue em Campinas.

- Publicidade -

O que o alerta sobre transmissão da dengue significa?  

Na prática, o alerta significa que todos os moradores precisam contribuir na eliminação de espaços com acúmulo de água que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. Isso inclui latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados os vasos sanitários inutilizados.  

As maiores incidências de casos, para grupo de 100 mil habitantes, estão concentradas nas regiões de abrangência dos centros de saúde Eulina, Aurélia e Barão Geraldo, de acordo com a secretaria de Saúde.
 

Veja aqui quais são os bairros mais afetados pela dengue em Campinas.  

Preocupação  

Campinas registra pela primeira vez na história a circulação simultânea de três sorotipos da dengue: DEN 1, DEN 2 e DEN 3. Desde o início de outubro, a cidade tem apresentado condições climáticas consideradas ideais para desenvolvimento e proliferação do Aedes aegypti.  

A Saúde também observou aumento de casos confirmados de dengue nas últimas semanas, três mortes pela doença, e projeções indicam a possibilidade de Campinas alcançar o pico da epidemia no mês de abril.
 

- Publicidade -

Mutirão regional  

Campinas participa neste sábado (16) do primeiro mutirão da RMC (Região Metropolitana de Campinas) contra a dengue. A ação ocorre no Conjunto Habitacional Padre Anchieta e tem como propósito a eliminação de criadouros e orientação à população.  

O que faço se tiver sintoma de dengue?  

A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico sobre a causa do sintoma. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.

Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA (Unidade de Pronto Atendimento). 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Como observar o ‘Cometa do Diabo?’
Quando será o sorteio das quartas de final da Champions?

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -