O decreto que declara estado de emergência para dengue em Campinas foi publicado na manhã desta sexta-feira (8) no Diário Oficial do Município. Hoje (8), a cidade bateu os 15.310 casos confirmados de dengue neste ano, segundo a atualização do Painel Interativo de Arboviroses da Prefeitura.
Agora, com a publicação do decreto de emergência para dengue, fica mais fácil flexibilizar as compras e contratações de serviços para conter o avanço da epidemia, sem a necessidade de licitação. No começo desta semana o governo estadual já havia decretado o estado de emergência no Estado.
Também na manhã desta sexta-feira, acontece na Prefeitura de Campinas uma reunião de emergência sobre a dengue junto com representantes do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O encontro está marcado para as 10h desta sexta-feira (8) na Sala Azul do Palácio dos Jequitibás, em Campinas. Além dos 20 prefeitos que compõe a RMC, foram convocados os secretários municipais ou diretores de Saúde dos respectivos municípios.
O que muda com o decreto estado de emergência para dengue?
A situação de emergência permite adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento de casos da dengue.
De acordo com a Prefeitura, isso inclui direcionamento de recursos financeiros e agilidade na compra de insumos como soro e materiais para nebulização, pagamento de horas extras e eventual contratação de pessoal para reforçar a assistência em saúde.
O decreto permite também recebimento de aporte financeiro do Ministério da Saúde, com valor a ser confirmado, para apoio nas ações de prevenção e combate à doença.
Preocupação com a dengue
A preocupação com a dengue em Campinas é agravada pelo fato de que a cidade registra, pela primeira vez na história, a cocirculação de três sorotipos da doença: DEN 1, DEN 2 e DEN 3. Além disso, desde o início de outubro, o município tem apresentado condições climáticas consideradas ideais para o desenvolvimento e proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.
A Saúde também observou aumento de casos confirmados de dengue nas últimas semanas, três mortes pela doença, e projeções indicam a possibilidade de Campinas alcançar pico da epidemia no mês de abril.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março?
Azeitona do tira gosto é a mesma do azeite?