- Publicidade -
CotidianoVentos transportam ar quente e seco e temperatura pode bater novo recorde

Ventos transportam ar quente e seco e temperatura pode bater novo recorde

Calor permanece, mas há chance de pancadas de chuva a partir de amanhã; veja a previsão para a região

- Publicidade -

Após bater, em pleno Inverno, o dia mais quente do ano ontem (23), Campinas tem chance de novo recorde na temperatura máxima nesta quinta-feira (24). Ontem a metrópole registrou 33,8ºC segundo a medição do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. Para hoje, a máxima é prevista em 35ºC.

Segundo os meteorologistas do Centro, a quinta-feira deve ter predomínio de sol no decorrer do dia, mas com alguns períodos de céu parcialmente nublado à tarde, quando os ventos sopram com intensidade moderada, transportando um ar ainda mais quente e seco para a região.

Com temperaturas altas à tarde, a umidade relativa do ar mínima ficará entre 15 e 20% – considerada crítica.

Nesta semana, a Defesa Civil de Campinas emitiu um alerta para altas temperaturas e forte queda da umidade relativa do ar. A partir de hoje, aulas de educação física e atividades ao ar livre estão suspensas em toda rede municipal de ensino.

LEIA TAMBÉM

Campinas confirma sexta morte por febre maculosa; infecção pode ter ocorrido em parque

Maternidade de Campinas faz acordo para resolver irregularidades após surto e mortes de bebês

Próximos dias


Segundo o Cepagri, a tendência para a sexta-feira é de nebulosidade variável, com mais períodos de céu parcialmente nublado.

“As chances são pequenas, mas não se descartam pancadas isoladas de chuva, sobretudo nas primeiras horas da madrugada (virada de quinta para sexta), devido ao maior teor de vapor de água em várias altitudes da troposfera”, indicou a previsão.

No entanto, ainda sob influência do ar quente, as temperaturas devem ficar entre 20 e 31ºC, e a umidade relativa do ar mínima ainda deve ficar entre 20 e 30%.

- Publicidade -

Segundo o Cepagri, a partir da tarde os ventos ganham intensidade moderada a forte, com rajadas ocasionais, condição que deverá persistir no final de semana.

“Os maiores indicativos de chuva apontam para o final de semana, quando as temperaturas ficam mais amenas”, informou a previsão.

A onda de calor


O estado de São Paulo enfrenta uma semana marcada por tempo quente e seco em todo o território. A Defesa Civil tem emitido alertas para as altas temperaturas com risco de incêndios e também por causa da baixa umidade do ar.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil, uma forte massa de ar provoca altas temperaturas no decorrer das tardes, com termômetros atingindo valores acima dos 30°C nas cidades paulistas, e podendo chegar a 40ºC em algumas localidades.


Segundo a Defesa Civil de SP, o fenômeno ocorre por conta dos ventos que sopram do Noroeste, tornando os dias bastante secos, impulsionando a queda abrupta nos índices de umidade relativa do ar em quase todas as regiões, com exceção para região litorânea.


Situações mais extremas podem ser registradas nas faixas oeste e noroeste paulista, principalmente nas regiões de Jales e Araçatuba, onde os termômetros podem chegar na casa dos 40ºC, no período da tarde.

Dicas


De acordo com a Defesa Civil, com as condições de calor intenso é fundamental não colocar fogo em áreas de vegetação e não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias. Além de causar incêndios de grandes proporções, a prática é considerada crime ambiental.

O cenário também requer cuidados redobrados com a saúde, por isso é recomendável a ingestão de água e proteção contra o sol, além de evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia e usar soro no nariz.

LEIA MAIS

Qual é a relação entre El Niño e onda de calor no inverno?

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -