- Publicidade -
Lazer e culturaProjeto "O que te Assombra?"Conheça a história do 'sambista fantasma' do Cemitério da Saudade

Conheça a história do ‘sambista fantasma’ do Cemitério da Saudade

Entre todas as histórias que conheci, a minha preferida de Carnaval é a do ‘sambista fantasma’ do Cemitério da Saudade

- Publicidade -

Você acha que assombrações e Carnaval não combinam? Achou errado! Quem não é do Carnaval, nem imagina que os desfiles que a gente vê nas avenidas levam, praticamente, o ano todo para serem construídos. Muitas vezes, os trabalhos invadem as madrugadas. Hoje o colunista do acidade on, Thiago de Souza responsável pelo projeto “O que te Assombra?” conta a história do ‘sambista fantasma’ do Cemitério da Saudade.


Em Campinas, quando ainda havia desfiles de escolas de samba na avenida, os carros alegóricos eram preparados nos galpões da Estação Cultura, na região central da cidade.

Durante os trabalhos que invadiam a madrugada, em que artesãos e carnavalescos dividiam seu tempo solitário com o silêncio da noite, eles contavam que sempre viam a aparições de vultos, ouviam gargalhadas e até fenômenos ‘Poltergeist’ como luzes que acendiam e apagavam sozinhas e objetos caindo, sem qualquer explicação.

- Publicidade -


Fantasma nos barracões?

Os fantasmas dos barracões das escolas de samba de Campinas eram famosos no pré-Carnaval, e era muito comum de serem contadas na época em que a cidade tinha desfile das escolas de samba.

Entre todas as histórias que conheci, a minha preferida de Carnaval é a do ‘sambista fantasma’ do Cemitério da Saudade.

Leia também: Veja outras histórias do projeto O que te Assombra em Campinas

Quem era o sambista fantasma do Cemitério da Saudade?

O protagonista dessa história é um sambista que foi diagnosticado com uma doença grave e, em estado terminal, pediu a Deus para que o permitisse desfrutar sua última folia do Momo. Contudo, por ironia do destino, o sambista morreu exatamente na sexta-feira de Carnaval. Porém, nem a morte foi capaz de impedir o folião de seus planos.


Desde que morreu contam testemunhas que o sambista, à meia noite da sexta-feira de Carnaval, ‘transforma’ o Cemitério da Saudade em passarela e coloca seu bloco nas ruas e alamedas da Necrópole, na companhia do Espírito do Carnaval!


Quem é Thiago de Souza? Thiago de Souza é compositor, roteirista e humorista, fundador do grupo “Os Marcheiros” e idealizador do projeto “O que te Assombra?”. Ele também é o criador do programa de políticas públicas para preservação de patrimônio material e imaterial chamado “saudade e suas vozes” já implementado nas cidades de Campinas e Piracicaba.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

- Publicidade -

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Bolsonaro buscou apoio da OAB em ataque ao sistema eleitoral

O que é estado de sítio? Entenda termo relacionado a Bolsonaro

- Publicidade -
Thiago Souza | Colunista
Thiago Souza | Colunista
Você tem medo de quê? Thiago de Souza que é compositor, escritor, roteirista, humorista, colunista do acidade on e idealizador do projeto “O que te Assombra?” conhecido por fazer passeios noturnos ‘assombrosos’ pela cidade. Nesse espaço vai trazer um pouco das histórias de 'fantasmas' da cidade. Imaginário popular, lendas urbanas ou folclore local? Confira as principais que permeiam o imaginário da população.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -