Aguarde...
Curadoria Hilst
  • +

    Curadoriahilst

    Confira a Programação do SoyLocoemCasa, em Franco da Rocha

    15 Intervenções artísticas serão espalhadas pela cidade de Franco da Rocha, chegando ao público em diversos formatos de 23 de setembro a 4 de outubro

    | ACidade ON

     De 23 de setembro a 4 de outubro, 15 propostas artísticas serão espalhadas pela cidade de Franco da Rocha, chegando ao público em diversos formatos carros de som, correspondências e intervenções, entre outros , sem que precise sair de casa.   

    Soy Loco Por ti Juquery 2020

    Entre as várias iniciativas, destaque para o "Jogo das Memórias do Juquery", um baralho com imagens de 14 obras do acervo Museu de Arte Osório Cesar (MAOC), que será distribuído para 500 crianças da região de Franco da Rocha. O MAOC possui um acervo formado por mais de 8 mil obras, provenientes principalmente da Escola Livre de Artes Plásticas do Juquery (entre as décadas de 1940 e 1970), com acompanhamento do médico e crítico de arte Osório Cesar, e do Atelier de Arte do Museu Osório César (entre 1985 e 2006). 

    Uma das artistas representadas no baralho é Aurora Cursino dos Santos, grande nome do acervo do Museu. Cursino assina uma intensa produção, composta por 152 desenhos, muitos deles com textos sobre sua trajetória e até mesmo denúncias. Algumas de suas obras fizeram parte da Exposição Internacional de Arte Psicopatológica, na França, em 1951.
    A influência de Aurora Cursino também está presente na apresentação sonora do grupo Odisseia das Flores. O "Sarau Locoesia" tratá poesias produzidas a partir da releitura de suas obras e dizeres, por meio de um carro de som.
    Outro destaque é a atividade proposta pela artistas Beth Ziani, Cibele Lucena e Flavia Mielnik, feita em colaboração com artistas e frequentadores do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da região. Cartazes foram criados a partir de imagens de pássaros recebidas pelas artistas.  

    Como forma do público experienciar o festival de dentro de suas casas, o artista Edmar Almeida enviará aos francorrochenses cartões postais criados a partir da obra em xilogravura "O tempo passa como uma flecha que move sem se notar". A ação provoca o remetente a reenviar informações, repensando as relações humanas atuais, fronteiras e naturezas, liberdades e vigilâncias, conectando essas narrativas.

    Veja a programação completa:

    Jogo das Memórias do Juquery - Museu de Arte Osório César e Soy Loco Por Ti Juquery
    Baralho com 14 obras do acervo do Museu de Arte Osório César, em que cada artista é representado por duas obras/cartas. Será distribuído para 500 crianças da região de Franco da Rocha. Uma provocação para a descoberta de quantas memórias cada imagem traz consigo.

    Em voo nos queremos - Beth Ziani, Cibele Lucena e Flavia Mielnik
    A partir da pergunta "Se você fosse um pássaro, que pássaro você seria" artistas e colaboradores da rede dos CAPS foram convidados a pintar, desenhar ou contar por áudio seus pássaros. As imagens coletadas, agora transformadas em cartazes, alcançam voo nas ruas de Franco da Rocha.

    Do que se ocupam os olhos - Betto Souza
    O verso toma o veículo da propaganda para expor as emoções de quem o lê. E a palavra escrita, antes sempre voz, eco, sentidos, sentimentos, "chora sorrindo". Dez faixas espalhadas entre Franco da Rocha e Francisco Morato.

    Historietas desenclausuradas (re)contadas de porta em porta - Fabia Pierangeli e Roger Neves (Conpoema)
    Intervenção lúdico-poética, que será realizada pelos artistas, educadores e produtores culturais Fabia Pierangeli e Roger Neves, com e para crianças moradoras de Franco da Rocha e Francisco Morato. Num jogo de história continuada feito de casa em casa, histórias serão criadas, a partir de imagens de obras de arte do Museu de Arte Osório César e depois distribuídas por mensagens de áudio.

    Mail Art Juquery, convocatórias de um tempo - Edmar Almeida + colaboradores
    Cartões postais criados a partir da obra em xilogravura "O tempo passa como uma flecha que move sem se notar" serão endereçados à casas de moradores francorrochenses. A ação provoca o remetente a reenviar informações, repensando as relações humanas atuais, fronteiras e naturezas, liberdades e vigilâncias, conectando essas narrativas. Os postais criam escritas e conectividades colaborativas com o Juquery e a cidade.

    23 e 27 de setembro + 3 de outubro
    Errantes - Marcelo Bressanin e Paulo Sandrini
    Peça sonora inédita a ser apresentada por meio de carros de som nas ruas de Franco da Rocha. A intervenção sonora urbana "Errantes" se apropria da associação frequente entre as ideias de loucura, errância e perambulação.

    24 de setembro
    "Juquery, Memórias em Cordel" - Iara Alves de Oliveira, Cia de Dança Juquery.
    Histórias do Complexo Hospitalar do Juquery através de kits literários que resgatam a ancestralidade e o pertencimento dos moradores do município. Através da literatura de cordel, que é parte da cultura popular do nordeste brasileiro, as histórias e os personagens que a construíram serão levados aos moradores da cidade de Franco da Rocha.

    25 e 30 de setembro + 4 de outubro
    Sarau Locoesia - Odisseia das Flores
    Poesias produzidas a partir da releitura das obras e dizeres das artistas Aurora Cursino dos Santos e Ana David Silva sendo transmitidas nos falantes, ecoando pelas ruas de Franco da Rocha, representadas pelo grupo Odisseia das Flores.

    25 de setembro
    Auroras mulheres que criam - Mariana Moura, Baciada das Mulheres do Juquery
    Performance de uma figura feminina nascida do imaginário de uma artista interna com o encontro do imaginário de uma artista em estado de isolamento social.
    26 e 29 de setembro + 02 de outubro
    A BOCA - Beatriz Nauali, Camila de Souza e Yalla Thiago
    Experiências em áudio, mesclando a linguagem dos podcasts e do rádio-teatro. Para a população periférica. Arte, informação e diálogos entre a população de nossos bairros e grupos.

    26 e 30 de setembro + 4 de outubro
    Rádio Bike Juquery - Cecília Miglorancia,Di Amanacy, Lidia Aleixo e Mirela Schleetz - Coletivo Ouvidos Coloridos
    Bicicleta-rádio que irá circular performaticamente pela cidade de Franco da Rocha, contando sobre a palavra Juquery.
    27 de setembro + 4 de outubro
    Quando acordei o circo já tinha ido embora - A Trupe Trapaceros
    "Quando acordei, o circo já tinha ido embora" é um mergulho nas memórias coletivas de infância de Franco da Rocha , de quando os circos armavam suas lonas às margens do Rio Juquery. Música, acrobacia, malabarismo e palhaçaria.

    A partir de 28 de setembro
    AquareLAR - Lilian Soarez
    A partir da produção de 122 pinturas em aquarela feitas pela artista Lilian Soarez, AquareLar rememora a Vida; a sua e todas aquelas abarcadas todos esses anos pelo Complexo Hospitalar do Juquery.

    29 de setembro
    Barroca - Stefanie Bertholini, Luiz Gonzaga, Illa Abreu e Jota Santana - Coletivo BarrÓka -
    A barroca, espaço pertencente a Franco da Rocha, se mistura com a história de seus moradores, atravessada pelas contradições brasileiras. A dança se funde às paredes e vielas onde serão projetadas uma poética videodança.

    1 de outubro
    Auroras mulheres que criam - Mariana Moura, Baciada das Mulheres do Juquery
    Exibição do vídeo da performance via perfil oficial do festival no Youtube (http://bit.ly/soyloconoyoutube)

    2 de outubro
    Carta aos dias que não me pertencem - Walter da Silva Albertin
    "Carta aos dias que não me pertencem" é uma releitura em vídeo do poema "Eu, Antonin Artaud", de Antonin Artaud. Será feita uma projeção do curta-metragem em um edifício da cidade de Franco da rocha, conectando não só as palavras e os transtornos da psique através do tempo, mas o meio de veiculação e seus males. Exibição do vídeo da performance via perfil oficial do festival no Youtube (http://bit.ly/soyloconoyoutube)

    4 de outubro
    Live Mail Art Juquery, convocatórias de um tempo - Edmar Almeida + colaboradores
    Leitura dos postais respondidos pelo público via perfil oficial do festival no Intagram (www.instagram.com/soylocoportijuquery), horário em aberto.
     

    SERVIÇO 

    3º Soy Loco Por Ti Juquery
    De 23 de setembro a 26 de setembro: 2º Seminário Cultura e Saúde (http://bit.ly/soyloconoyoutube)
    De 23 de setembro a 4 de outubro: programação Soy Loco Em Casa (intervenções artísticas pela cidade de Franco da Rocha)

    Facebook: www.facebook.com/soylocoportijuquery
    Instagram: www.instagram.com/soylocoportijuquery
    Site: www.soylocoportijuquery.com

    Mais do ACidade ON