Publicidade

mundodosbichos

Entenda porque vestir o seu pet nem sempre é uma boa ideia

Com a queda da temperatura, muitos tutores correm agasalhar seus animais, mas esta prática pode ser perigosa

| Mundo dos bichos -

O inverno chegou e as baixas temperaturas fazem com que muita gente corra para debaixo das cobertas. Como nós, humanos, temos este hábito de nos esquentar vestindo diversas roupas, acabamos reproduzindo este comportamento com os nossos pets. Mesmo que eles fiquem uma gracinha com roupinhas é importante lembrar que a natureza já se encarregou munindo os cães e gatos com pelagem e ela é a responsável por manter a temperatura regulada dos pets.

Os cães que possuem pelagem longa definitivamente não necessitam do auxílio de roupas para se aquecer, independente do frio que esteja fazendo. Já os cachorros de pelagem curta e que estão acima do peso também não precisam de ajuda para se aquecer, pois a gordura corporal é responsável por mantê-los aquecidos.


Quando devo agasalhar meu animalzinho?

Como saber se seu cão ou gato está com frio? Veja se as orelhas e patas estão muito mais frias do que o restante do corpo. Prefira providenciar um cobertor e uma caminha quentinha ao invés de colocar roupas nos animais, pois o tecido pode incomodar e causar coceira no animal. Fuja de tecidos sintéticos ou lã, o ideal é encontrar peças de algodão ou algum tipo de malha macia.
 




E no caso de répteis como lagartos e cobras?

Lembra do ensino fundamental quando seu professor de biologia explicou que existem dois tipos de animais? Os de sangue frio e os de sangue quente? Pois bem, nós humanos conseguimos produzir calor corporal e manter a nossa temperatura sempre constante. Por isso, em épocas mais frias, as roupas ajudam a manter a nossa temperatura, isolando nosso corpo do meio externo.


Já os répteis dependem da temperatura do ambiente para se aquecer ou esfriar, tanto que é comum ver lagartos e serpentes se esquentando no sol da manhã e procuram locais mais frescos conforme a temperatura vai aumentando próximo do meio dia. Então, se você coloca roupas em um réptil, está colaborando para que o animal esfrie e não esquente. A única forma de ajudar o animal a regular a sua temperatura é com lâmpadas aquecidas ou placas aquecedoras apropriadas.
 



Mais notícias


Publicidade