Aguarde...
ON Adventure - ACidade ON

Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras

ON Adventure

Cientistas descobriram caverna perdida em Minas Gerais

Originalmente batizada como Lapa de Quatro Bocas, a caverna foi redescoberta por cientistas em Curvelo, interior de Minas Gerais.

| ON Adventure

Uma caverna que estava perdida a mais de 100 anos foi redescoberta recentemente em Minas Gerais. Há diversos registros de nomenclatura dela, que em 1835 foi originalmente batizada como Lapa de Quatro Bocas, tendo sido relocalizada no município de Curvelo, região central de Minas Gerais.

De acordo com a Revista Galileu, a caverna estava registrada como Gruta do Tatu e só foi descoberta por conta de uma investigação conduzida por pesquisadores do Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte.

Para isto, os pesquisadores precisaram voltar aos registros originais da caverna descoberta pelo cientista dinarmaquês Peter Lund. Eles compararam os dados com os mapas atuais da região de Curvelo e conduziram trabalhos de campo com equipamentos como trenas, bússolas e lanternas. 
Cientistas descobriram caverna perdida em Curvelo, Minas Gerais | Foto: Divulgação/Nilton Paiva
Esta foi uma redescoberta bastante importante, pois se trata de uma estrutura geológica bem singular, com uma extensão acima da média e é subdivida em dois níveis, formada pela ação das águas ao longo do tempo.

A revista Galileu ressalta o fato da estrutura estar em Minas Gerais e não ser um mero acaso, pois segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o estado concentra 38,5% de todas as 16.034 cavidades naturais do país. Outras cavernas que se destacam pelo seu importante papel econômico e turístico na região, são as grutas da Lapinha, de Maquiné e Rei do Mato.