Aguarde...
ON Run

onrun

5 modalidades de corrida: escolha a melhor para o seu perfil

A mais conhecida é a corrida de rua, mas existem outras modalidades de corrida que podem ser uma opção

| ON Run

5 modalidades de corrida: escolha a melhor para o seu perfil. Crédito: Divulgação/Canva

Verdadeiras multidões se encontram em ruas, parques e bosques para correrem e superarem seus desafios. Pode-se afirmar, baseado em dados epidemiológicos, que a prática esportiva, em especial a corrida, traz muitas melhorias e transformações positivas. 

Por causa da praticidade e por ser tão democrática já que a adaptação é rápida, não requer equipamentos caros e pode ser realizada durante todo ano, além da possibilidade de participar das principais corridas pelo mundo com os campeões olímpicos e mundiais, a corrida de rua acaba sendo muito motivacional para o praticante.

Selecionamos abaixo os cinco principais tipos de corridas realizadas. Fique à vontade para escolher a sua próxima opção de corrida, lembrando sempre que independente da escolha, é muito importante se preparar para realizar um ótimo evento!   

1.Corrida em Montanha 


Esse tipo de corrida é realizado em montanhas, em meio a natureza, e é muito comum em outros países. Para ser considerado uma corrida de montanha o evento deve ter uma altimetria mínima, podendo ter ou não obstáculos naturais, variando sua distância de acordo com o nível do mar e estipulada pela confederação. A corrida em montanha já está bem estruturada, existindo hoje os campeonatos nacionais e internacionais da modalidade, além de várias provas durante o ano em algumas regiões do Brasil.  


2.Corrida Trail Run

Diferente da corrida de montanha, embora seja realizada também em meio a natureza com trilhas e desafios parecidos, ela também é realizada em bosques e até praias. O percurso permite uma corrida mais intensa e exige um treinamento especifico, podendo variar de iniciantes, com 5 km, até atletas mais experientes, com distancias de mais de 50km.
Diferente da corrida de rua, o objetivo aqui é terminar o percurso sem se machucar e poder contemplar a natureza!  

3.Corrida de Pista

Também conhecida como corridas de fundo ou de longa distância na pista, é composta pelas distâncias olímpicas dos 3 mil metros com obstáculos, sendo quatro móveis e um fixo (conhecido como fosso), percorrido em sete voltas e meia.

Outra prova é os 5 mil metros, sendo doze voltas e meia; e os 10 mil metros, que são vinte e cinco voltas na pista de atletismo de 400 metros. Ambas as provas são percorridas na raia 1. A pista oficial tem 8 raias, se o atleta correr na raia 2, por exemplo, ele percorre mais ou menos 7 metros em cada volta, por isso eles correm sempre na raia 1, percorrendo a distância final exata e evitando que o atleta se desgaste.   


4.Corrida de Cross Country

É muito comum nos Estados Unidos, onde esse tipo de prova é realizado por equipes. No Brasil existe uma Copa Brasil de Cross, que classifica os melhores para disputa do Pan e Mundial em várias categorias.

Esse tipo de prova é realizado em um circuito de aproximadamente 2 km, em diferentes distâncias de acordo com as categorias. O percurso é realizado em parques, bosques, canaviais com subidas, descidas e alguns obstáculos.   



5.Corrida de Revezamento

Muito comum no Japão, as corridas de revezamento normalmente têm como referência um evento conhecido como Ekiden, que já chegou a sediar campeonatos mundiais inclusive no Brasil, na cidade de Manaus, onde a equipe brasileira chegou ao pódio com a terceira colocação por equipes.
As distâncias variam, mas em sua grande maioria é composta por percursos de 5, 10 e 7,2 metros.  

No Brasil, a referência é a maratona de revezamento realizada por uma rede de supermercados nas distâncias de 5,10,14, 21 km.  

6.Corrida de Rua   


Mais do ACidade ON