Aguarde...
ON Run

onrun

Descubra em 5 passos como melhorar sua performance na corrida de rua

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a evoluir e melhorar sua performance na corrida de rua. Confira

| ON Run

Descubra em 5 passos como melhorar sua performance na corrida de rua. Crédito: Divulgação Canva

Você já iniciou a prática da corrida e está naquele momento que não consegue mais evoluir, em alguns casos, já apareceu algumas dores chatas que estão te impedindo até de realizar alguns treinos.  

Possivelmente está na hora de receber orientação de um professor de educação física, que é responsável pelo planejamento dos treinos. Caso os seus horários não batam com os da assessoria esportiva, preparamos abaixo um passo a passo que pode te ajudar até que você consiga encontrar uma assessoria especializada em corrida.

Passo 1: Dar atenção às atividades condicionantes entre elas o descanso (sono) alimentação, técnica, alongamento, força e etc.;   

Passo 2: Observar o método e os meios que você está usando para treinar. Por exemplo, o método contínuo que utiliza um dos meios que é a rodagem, é muito importante e ajuda os corredores nos treinos regenerativos, sendo o preferido dos atletas, mas que não o fazem evoluir no que diz respeito a intensidade, ou seja, dificilmente o seu pace vai melhorar a médio e longo prazo se continuar utilizando apenas esse meio (rodagens).  


Passo 3: Invista no método intervalado, utilizando como um dos meios, por exemplo, os tiros (corridas rápidas) que possibilita que você gere adaptações importantes, entre elas uma maior remoção de acidez da sua musculatura, mantendo assim o PH do músculo, mesmo em condições de alta intensidade. Isso sim favorece a melhora do seu pace a médio e longo prazo. 

Passo 4: Combinar os dois métodos, intervalado e contínuo e seus mais diversificados meios em seu planejamento de treino, vão te ajudar a melhorar cada vez mais e principalmente chegar ao seu objetivo em condições de fazer boas marcas e melhorar a sua corrida.

Passo 5: O mais importante para saber qual método e quais meios usar para melhorar a sua corrida, seja ela o tempo x distância ou correr por mais tempo, é que você tenha um objetivo/meta e a partir daí realize um planejamento, conhecido no treinamento como periodização. Ela irá te ajudar a realizar o método e os meios nas intensidades ideais, dando mais qualidade e coerência aos seus treinos para que se sustentem a médio e principalmente a longo prazo.