Aguarde...
ON Run

onrun

Selemon Barega, veja a trajetória do atleta olímpico etíope

Selemon Barega é um dos corredores de longa distância mais talentosos que a Etiópia já viu. Confira sua trajetória

| ON Run

   

Conheça a trajetória de Selemon Barega, atleta etiópe. Crédito:(© Guillaume Laurent / ATHLE.ch)

 Origens

Saindo de Addis Ababa e seguindo ao sul por algumas horas passando por paisagens muito parecidas com algumas regiões do Brasil onde as estradas são de terra vermelha há uma região conhecida como Oromia e, mais ao sul, Gurage.

Essa região é habitada cerca de 2 milhões de pessoas que vivem, predominantemente, no campo e tiram seu sustendo da agricultura. Esse povo conhecido por trabalhar muito é o povo Gurage.

Selemon Barega, um dos corredores de longa distância mais talentosos que a
Etiópia já viu, é um orgulhoso Gurage.

"Em geral, meu grupo nacional é conhecido pelo comércio, eles se concentram no comércio", disse Barega. "A nação Gurage não sabe nada de esporte, mas o povo Gurage, se começar a trabalhar em alguma coisa, em qualquer área, ele se torna um sucesso. Eles se concentram no trabalho. "

Barega, vem de uma família simples, sempre teve que correr atrás dos seus sonhos e lutar para conquistar seus objetivos.

Assim como no Brasil, para uma criança se tornar um atleta na Etiópia, o caminho é árduo. No país africano a dificuldade, talvez, seja ainda maior. Mesmo tendo tradição na formação de grandes atletas e sendo uma potência olímpica e mundial, sobretudo no atletismo provas de meio fundo e fundo há uma especial ausência de estrutura e apoio.

"Em nossa área, não havia ninguém correndo", explicou Selemon Barega. "Meus familiares não gostavam de correr; o objetivo deles era apenas me forçar a aprender, então, mesmo quando entrei para o clube, eles não ficaram felizes. Foi só quando comecei a receber medalhas que eles começaram a me encorajar ".

O primeiro grande resultado foi em 2015, no Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 na Polônia, quando o atleta foi morar em Addis Abeba e conheceu a história do atletismo etíope e grandes atletas, como Kenenisa (Bekele).

"Todo mundo está trabalhando duro aqui", disse ele. "Os corredores que treinam bem, às vezes não se saem bem nas competições. O grande problema é que você tem que dar foco ao seu trabalho.  

"Por exemplo, não penso em nenhum outro trabalho. Eu dou tudo para o esporte. Todos os meus pensamentos são para o esporte. Além disso, quando se trata de corridas, às vezes outras pessoas ficam com medo.  

Mas eu não fico com medo. Se corro bem, agradeço a Deus então aceito e trabalho, e se não ganho, vejo fraquezas e não fico com raiva. Digo, porque trabalho muito, eu ganho, mas ainda assim, não é o suficiente. Acho que posso fazer mais do que isso. " 

Preocupação com as crianças e jovens atletas de sua região  

Barega é conhecido por ser uma pessoa humilde e muito gentil que não esquece de seu povo. Sempre em seus treinamento e vitórias pensa na possibilidade de ajudar as crianças da sua região. Assim como Bekelle é sua inspiração, ele é a inspiração das crianças de sua cidade e assume a grande responsabilidade de proporcionar aos jovens a mesma oportunidade que tem.

"Até agora, não os apoiei, de fato, financeiramente, apenas lhes dei moral. Mas se eu puder fazer algo mais por essa área no futuro, como dar roupas e instalações, ficarei feliz." 

Contudo, no momento, Barega está focado em seus treinamentos e conta com a ajuda do experiente treinador Hussein Shibo que ajudou a trazer atletas como Derartu Tulu, Haile Gebrselassie, Fatuma Roba e Kenenisa Bekele, para o destaque global.

Na Etiópia, Shibo é conhecido como um "caçador" porque é um forte recrutador de talentos e medalhas. Ele é conhecido por se adaptar às forças e aos estilos de treinamento dos atletas, ao invés do contrário.
Que ler mais sobre o assunto: Clique aqui