Além dos tratores, drones e inteligência artificial, a Agrishow também apresenta o avanço tecnológico no desenvolvimento das plantas, com novas variedades de banana e cana-de-açúcar. A feira é realizada em Ribeirão Preto até a próxima sexta-feira (3).
O IAC (Instituto Agronômico de Campinas) apresenta na Agrishow o resultado das pesquisas do Programa Cana IAC, no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
No local, o visitante pode conhecer um pacote tecnológico para o setor sucroenergético. Cada variedade apresentada possui dados de manejo, sendo eles o ano de origem de hibridação da planta, região geográfica e seu número dentro da pesquisa.
Dos quase 10 milhões de hectares de cana-de-açúcar cultivados no Brasil, 6 milhões estão em São Paulo. “São Paulo tem o pré-sal caipira, uma preciosidade, na produção de energia renovável e biocombustível”, afirma o secretário de Agricultura, Guilherme Piai.
O Programa Cana IAC realiza pesquisas de desenvolvimento desta cultura para melhoramento das variedades, com objetivo de melhorar sua adaptabilidade aos diferentes tipos de solo ou condições climáticas, resultando em maior produtividade e lucratividade dos produtores nas lavouras.
Banana descoberta
Já no estande da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) os visitantes podem conhecer uma nova variedade da banana, descoberta na região sul do Estado de São Paulo. A fruta é a mais consumida do País.
A VTP Hayashi possui características vantajosas quando comparadas a Prata-Anã e Prata Catarina, principais cultivares plantadas no Brasil. Entre as vantagens dessa mutação, estão a maior produtividade e maior massa.
“Essa variedade é uma seleção da prata catarina, com a vantagem de ter cacho maior, mais distância entre as pencas, cacho quase cilíndrico e forte curvatura do pedúnculo”, afirma o engenheiro agrônomo e pesquisador da APTA Regional de Pariquera-Açu, Edson Nomura.
SAIBA MAIS
O que se sabe sobre acidente com feridos na Agrishow em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Vai ter recorde de onda de calor hoje? Veja previsão para SP