Aguarde...

cotidiano

Coronavírus: MPT já recebeu 16 denúncias contra empresas de São Carlos

Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), denúncias vão de falta de EPIs a assédio moral na pandemia

| ACidadeON/São Carlos

Ministério Público do trabalho da 15ª Região. Foto: Divulgação
Desde o início da pandemia o Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15ª Região recebeu 16 denúncias de irregularidades trabalhistas relacionadas à Covid-19. No interior do Estado de São Paulo, foram mais de 1,5 mil.

Segundo o MPT, a maioria das denúncias é relacionada à falta de proteção e trabalhadores, incluindo o não fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e insumos de higiene. Também foram registrados casos de demissão em massa, redução salarial, não pagamento de verbas trabalhistas e assédio moral.

O órgão orienta para que as irregularidades sejam denunciadas pelo aplicativo MPT Pardal, disponível para Android e IOS, ou por formulário online disponível no site.

Região
Segundo levantamento do MPT Digital, que atende 599 municípios do interior de São Paulo, desde o início março até 17 de junho foram registradas 1.536 denúncias de irregularidades.

Para o enfrentamento das situações trabalhistas provocadas pela pandemia do coronavírus, o MPT da 15ª Região criou um grupo de trabalho para coordenar a atuação promocional do órgão. Entre as iniciativas estão: aproximação institucional das autoridades de saúde e gabinetes de crise municipais e estaduais; articulação com demais ramos do Ministério Público; contato com fornecedores de álcool em gel, EPIs e outros suprimentos, para priorizar o fornecimento aos estabelecimentos de saúde; articulação com sindicatos e órgãos de proteção ao trabalhador para evitar demissões em massa; acompanhamento de destinações de créditos trabalhistas em ações coletivas a instituições da área de saúde; encaminhamento de notificações a abrigos de migrantes e setor prisional; criação de fluxo de informações relevantes entre os setores da atividade finalística do MPT; entre outras iniciativas.


Mais do ACidade ON