- Publicidade -
PolíticaBlanca Gonzalez, pioneira na luta pelo nome social na UFSCar, ganhará homenagem em rua do Dream Santo Antônio

Blanca Gonzalez, pioneira na luta pelo nome social na UFSCar, ganhará homenagem em rua do Dream Santo Antônio

Em vida, foi vítima de diversas agressões por causa de sua identidade de gênero feminina

- Publicidade -

Quase dez anos após a sua morte, a mestranda Blanca Gonzalez vai ganhar uma homenagem em São Carlos.

A Câmara Municipal de São Carlos aprovou hoje (21), em sessão ordinária, projeto de lei que denomina de Blanca Gonzalez a rua 15 do Residencial Dream Santo Antônio. O projeto de lei é assinado pelo vereador Djalma Nery (PSOL).

- Publicidade -

Blanca morreu com apenas 35 anos em setembro de 2014, após lutar contra um linfoma. Ela foi pioneira na reivindicação do uso do nome social na UFSCar, direito que abriu portas para outros ingressantes da universidade posteriormente.

Em vida, foi vítima de diversas agressões por causa de sua identidade de gênero feminina, violência que não cessaram nem durante seu tratamento de saúde e após a sua morte.

Vida de estudos e trabalho

Nascida em setembro de 1978, Blanca estudou na Escola Estadual “Dr. Álvaro Guião” e ingressou no curso de biblioteconomia e ciência da informação da Unesp Marília, de onde obteve transferência à UFSCar.

Na federal, Blanca foi bolsista de iniciação científica e estudou a relação entre tecnologia e cultura imaterial indígena, o que possibilitou a participação de importantes congressos.

Ela trabalhou como estagiária da Biblioteca Comunitária da UFSCar, no Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos e na Biblioteca do Sesc, além do Instituto Janelas Abertas.

- Publicidade -

Durante os estudos, participou de projeto que levou incentivo à leitura a moradores do Tortorelli.

Logo após a universidade, obteve aprovação no mestrado, mas no fim do primeiro semestre da pós descobriu que estava com um linfoma.

“Embora sua jornada neste plano tenha sido breve, Blanca Gonzalez sempre será reconhecida como uma pessoa que nunca se curvou diante dos obstáculos”, diz a justificativa do projeto de lei.

Após a aprovação, a nova lei deverá ser submetida a sanção do prefeito municipal, o que garante a validade de lei.

FIQUE ON!📲

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -