- Publicidade -
PolíticaBolsonaro não é mais Cidadão São-Carlense? Entenda o imbróglio envolvendo a votação na Câmara

Bolsonaro não é mais Cidadão São-Carlense? Entenda o imbróglio envolvendo a votação na Câmara

É o segundo escorregão que projeto sofre na cidade; na primeira tentativa, base bolsonarista tentou aprovar projeto com votos ‘fantasmas’

- Publicidade -

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não é mais cidadão honorário de São Carlos.

A concessão do título virou assunto na mesa da juíza Gabriela Muller Carioba Attanasio após os veradores Azuaite Martins de França (Cidadania), Djalma Nery (PSOL) e Raquel Auxiliadora (PT) denunciarem que a aprovação ocorreu de forma ilegal.

- Publicidade -

A tese, concordada pela magistrada é que a Lei Orgânica de São Carlos estabelece que 2/3 dos vereadores devem votar a favor da concessão do título. Como a Câmara possui 21 parlamentares, logo a número mínimo é de 14 votos. Veja o momento que a “vitória” foi proclamada pelo presidente da Câmara, Marquinho Amaral.

Porém, mesmo com 13 votos a favor, 4 contrários e 1 abstenção, o projeto de decreto legislativo que concederia a benesse ao ex-presidente investigado por golpe de estado foi considerado aprovado pela presidência da Câmara.

“Assim, em análise de cognição sumária, ao que tudo indica, não foi observado o devido processo legislativo na aprovação do Decreto Legislativo 1.067 de 13 de março de 2024”.

A decisão de derruba o título de cidadania é liminar e a Câmara Municipal terá 30 dias para apresentar respostas aos questionamentos.

Projeto teve tentativa de votação ‘fantasma

A votação da cidadania são-carlense a Jair Bolsonaro foi alvo de discussão no Parlamento local por duas sessões. Na primeira tentativa, em 5 de março, a votação foi sustada por falta de quórum.

- Publicidade -

Na ocasião, a aprovação não ocorreu apesar dos esforços de parlamentares bolsonaristas a realizarem a votação considerando membros que não estavam no plenário no momento do escrutínio. Assista abaixo:

O sistema de votação registrou 18 votos, sendo que apenas 12 estavam na sala das sessões no momento da votação. O presidente Marquinho Amaral (Podemos) apareceu na lista como “presidindo” a sessão, sendo que havia se ausentado da Casa de Leis para um compromisso na Prefeitura. Outros membros deixaram registrado o voto antes, algo que não tem previsão no Regimento Interno.

O artigo 240 do Regimento determina que a “votação é ato complementar da discussão” e considera-se qualquer matéria em fase de votação “a partir do momento em que o Presidente declara encerrada a discussão”.

A tentativa de inclusão dos faltosos foi denunciada pela vereadora Raquel Auxiliadora (PT), que ressaltou a norma regimental que obriga os votantes a estarem no plenário no momento da votação.

FIQUE ON!📲

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -