- Publicidade -
PolíticaEleições 2024: Saiba quem são os possíveis candidatos a prefeito de São Carlos

Eleições 2024: Saiba quem são os possíveis candidatos a prefeito de São Carlos

Lista foi montada com figuras públicas que se colocam como pré-candidatas ou admitiram que disputarão as eleições neste ano

- Publicidade -

REPORTAGEM ATUALIZADA*

São Carlos chega a 2024 com sete potenciais candidatos à sucessão de Airton Garcia (PP), que terminará a gestão no dia 31 de dezembro. Como já foi reeleito em 2020, o mandatário não pode concorrer novamente ao mesmo cargo neste pleito.

- Publicidade -

Enquanto algumas pré-candidaturas já estão postas publicamente, outras estão no campo das especulações e negociações. E tudo pode mudar nos próximos meses, inclusive com novos nomes entrando em campo e outros se retirando em prol de coligações maiores, com mais chances de conquistar o Palácio Sesquicentenário.

Até o momento, seis nomes têm trabalhado de forma mais explícita ou mesmo admitiram ao acidade on suas candidaturas ao quinto andar do conhecido endereço da rua Episcopal.

Netto Donato (PP)

Segundo colocado nas duas últimas eleições, Netto Donato viu sua base eleitoral minguar entre 2016 e 2020. Na primeira, quando ainda era filiado ao MDB, conquistou 25 mil votos, enquanto que na segunda não chegou aos 18 mil.

Alçado à posição de ‘primeiro-ministro’ do governo de seu antigo adversário nas urnas, Netto terá nova chance para tentar conquistar o maior cargo político local. Com a máquina pública a seu favor e a ‘bênção’ de Airton Garcia, poderá concorrer em melhores condições em 2024.

Edson Ferraz (MDB)

Outro nome vindo do atual governo, Edson Ferraz entrou na gestão como secretário, ascendeu a vice de Airton em 2020, caiu em desgraça e perdeu força nos últimos quatro anos, mas está se reabilitando no governo.

- Publicidade -

Em um aperto de mãos simbólico, o vice selou armistício com Netto e sinaliza apoio ao secretário de Governo nas eleições. Há algumas semanas, o ato foi interpretado como uma retirada de pré-candidatura, mas nos últimos dias surgiu um “veja bem” em conversa com o acidade on.

Edson esclarece que continua pré-candidato e depende de acertos partidários para retirar seu nome da lista e juntá-lo ao de Netto em eventual, apoio. No disse-me-disse da política local, aventou-se a possibilidade de composição de chapa com um ‘candidato-padre’, algo que o atual vice desmentiu de pronto.

Newton Lima (PT)

Prefeito de São Carlos por oito anos (2001-2008), o ex-reitor da UFSCar Newton Lima vai tentar quebrar o jejum de 12 anos de derrotas do PT no município.

De olho na rede de alianças, o petista tem trazido para si partidos como o Cidadania, PV e PC do B para perto. O PSD, de Gilberto Kassab (secretário de Governo de Tarcísio), deve apoiar a candidatura de Newton por um acordo maior, em âmbito nacional. O PSOL, que tem Djalma Nery como expoente, depende de definição se lança ou não candidatura própria ao Paço.

Pode pesar contra Newton o atual anti-petismo na cidade. São Carlos deu vitória para Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022.

Djalma Nery (PSOL)

Vereador mais votado nas eleições 2020 e com pouco mais de 21 mil votos nas eleições de 2022, a qual concorreu à Assembleia Legislativa, Djalma Nery mantém-se pré-candidato à Prefeitura de São Carlos neste ano.

Nos últimos quatro anos, o vereador se colocou como uma das vozes mais dissonantes em relação ao governo municipal na Câmara Municipal, o que o tem cacifado para a corrida majoritária.

Mario Casale (Novo)

Nome estreante na política partidária local, Mario Casale anunciou a sua pré-candidatura à Prefeitura em entrevista ao acidade on.

Empresário filiado ao Novo, mesmo partido de Luiz Felipe d’Ávila – conhecido pelo meme ‘que tistreza’ nas eleições presidenciais, Casale tentará, mesmo sem experiência, se firmar na política partidária como um polo alternativo à polarização direita x esquerda. O empresário já atuou em organização da sociedade civil, a Move Sanca.

Deonir Tofollo (Solidariedade)

Candidato pelo Solidariedade nas últimas eleições municipais, quando conseguiu apenas 2.392 votos, Deonir Tofollo vai tentar novamente este ano.

Entre uma eleição e outra, viu um racha no partido após seu único vereador, Dé Alvim, se aproximar da base governista, causando arrepios no dirigente do Solidariedade. O pleito de outubro deve representar novo desafio para o experiente político.

Julio Cesar (PL)

O ex-deputado, ex-vereador e candidato derrotado à Prefeitura de São Carlos em 2020, Julio Cesar Pereira de Souza (PL) confirmou ao acidade on a sua pré-candidatura à administração nas eleições deste ano.

Em mensagem enviada à redação na noite de quinta-feira (4), após a publicação original da reportagem*, o político garantiu que terá o nome na urna eletrônica no pleito de 6 de outubro.

Julio Cesar foi o quarto colocado nas eleições de 2020, quando conquistou 7.317 votos. Nos últimos anos, enfrentou denúncias, com investigações na Câmara de São Carlos no caso da entulheira.

FIQUE ON!📲

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -