2 de junho de 2024
- Publicidade -
EP Agro

17 bois são encontrados mortos com sinais de violência em fazenda de MG

Localizada na cidade de Caxambu, a causa da morte dos animais da propriedade ainda é desconhecida

 

Bois foram encontrados mortos em uma fazenda na cidade de Caxambu, no Sul de Minas. Ao longo dos últimos meses, os proprietários do local alegam ter encontrado 17 animais mortos, em que as primeiras aparições começaram entre fevereiro e março. 

O caso é monitorado pela prefeitura e pela Polícia Militar de Meio Ambiente e, segundo informações, ainda não se sabe a causa da morte desses bovinos. A fazenda, conhecida como Fazenda Morro Cavado, fica a cerca de 3 km da zona urbana de Caxambu, e o motivo dos óbitos ainda é um mistério que tem intrigado a vida dos moradores. 

 

 

LEIA MAIS 

Safra 2022/23 deve bater recorde e ultrapassar os 313,8 mi/t

Mudança no preço mínimo de produtos agrícolas é aprovada no Senado

- Publicidade -

 

 

As primeiras mortes aconteceram fora da área de confinamento dos bois, sendo que a extensão da fazenda atinge 86 hectares de área de produção agropecuária e 24 de mata nativa. Já outros bezerros surgiram mortos dentro do próprio curral. 

De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a suspeita é de um possível ataque de onça. O principal receio dos moradores é que, além dos animais, eles possam ser atacados. 

- Publicidade -

A Vigilância de Meio Ambiente também esteve no local para checar a situação. A polícia informou aos proprietários que a corporação, junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), devem acompanhar toda a situação, segundo o texto do BO. 

GRANDE PREJUÍZO 

Antes do ocorrido, a fazenda contava com 70 cabeças de gado, que produziam pouco mais de 100 litros de leite por dia. Dessa forma, a perda dos animais já representa um grande prejuízo aos proprietários. 

Em entrevista à EPTV Sul de Minas, a moradora do local e filha dos proprietários da fazenda, Maria Luiz Manchilha, comentou que os bois apareceram com alguns ferimentos. “Os animais surgiram com mordidas na boca e no pescoço. Não tinha vestígios de sangue. Arrancava um ‘braço’ do animal, algumas vísceras. […] É muito chocante. Financeiramente, pra gente, tem um prejuízo”, disse. 

Como orientação dada aos donos da fazenda, será necessário buscar medidas de prevenção, como, por exemplo, deixar os animais fechados nos currais ou até mesmo instalar câmeras de segurança. 

LEIA TAMBÉM 

No Pé do Café: O engenheiro agrícola Gustavo Rennó visita uma fazenda empresarial

Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress