*Por: Marina Fávaro
Branco, marrom, azul, esverdeado e avermelhado. Essas são algumas tonalidades que você pode encontrar na casca de ovos de galinha. Mas, afinal, qual é a explicação para essas diferentes colorações?
A cor da casca dos ovos é influenciada apenas pela genética da ave. Elsio Figueiredo, que é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves, explica que “a coloração é definida pelos genes que controlam a composição e a cor do pigmento para essa característica”.
LEIA MAIS
Brasil vai importar arroz de plástico da China?
Mais de 90% da casca é composta por carbonato de cálcio, uma substância branca que é responsável pela proteção do embrião. Ou seja, essa é a coloração inicial de todos os ovos. Mas, é ainda no oviduto da galinha – que é como se fosse o ‘útero’ do animal – que os pigmentos são liberados e, então, depositados sobre a casca.
“A cor do pigmento a ser depositado será intermediária entre a cor da casca do ovo da raça do pai e a cor da casca do ovo da raça da mãe da galinha, o que permite, por exemplo, a variação na intensidade da cor marrom entre raças ou linhagens, podendo ser classificada em até 13 tons de marrom”, descreveu o pesquisador.
Elsio Figueiredo pontua que não existe relação entre a cor da casca e a qualidade do ovo. Segundo o pesquisador a boa formação da clara e da gema “está mais sujeita a variações devido à alimentação da galinha e ao sistema de criação (criações à solta e sem controle de parasitas podem resultar em ovos com parasitas dentro do ovo, por exemplo), além do tempo e condições de armazenagem dos ovos”, concluiu. Independentemente da cor da casca, o pesquisador ressalta que os ovos apresentam o mesmo valor nutricional.
*Sob supervisão de Marcelo Ferri
LEIA TAMBÉM
Qual a melhor planta para plantar no inverno?
Por que o limão-taiti não é limão?