31 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Atrair profissionais qualificados para trabalhar em cidades do interior está entre os principais desafios do agronegócio

Constatação faz parte do Estudo de Remuneração 2024, divulgado pela consultoria Michael Page

O Estudo de Remuneração 2024, divulgado pela consultoria Michael Page, aponta que um dos principais desafios do agronegócio é atrair profissionais qualificados para trabalhar em cidades do interior. A dificuldade tem como efeitos colaterais salários acima da média de outros mercados e uma rotatividade a cada 3-4 anos do profissional na cadeira. 

A profissionalização das estruturas de governança, compliance e conselho de empresas é essencial para acessar créditos e investimentos. E é isso que tem demandado mobilidade de profissionais de grandes centros para trabalharem em empresas localizadas no país inteiro, em cidades mais distantes. Segundo a consultoria, uma das alterativas para este cenário é a formação de mão-de-obra especializada na própria região. 

O estudo destaca, ainda, que o aumento do uso de tecnologias demanda profissionais cada vez mais preparados. O entendimento das nuances do campo, a sofisticação dos produtos e sistemas agrícolas emergentes são cruciais, elevando, mais uma vez, o desafio de encontrar profissionais com experiência.  

 

 

LEIA TAMBÉM 

Fazendas verticais: conheça tecnologia que está mudando a agricultura 

MPT abre processo judicial para que Anvisa cancele registro da atrazina 

- Publicidade -

 


Quando avaliadas as habilidades mais requisitadas para os profissionais, o estudo afirma que agrônomos e veterinários precisam expandir sua visão e abranger aspectos organizacionais e de negócios. Gestão eficiente, habilidade de gerir riscos e custos, compreensão do impacto dos custos de produção no produto final também são apontadas como diferenciais. 

Com a crescente automação e automatização, profissionais capazes de analisar dados e sistemas também estão sendo procurados. No espectro da eficiência, gerentes de áreas técnicas tornam-se protagonistas, requerendo uma visão holística que abarque pessoas, TI e suprimentos. Por ser um campo com inovações a todo tempo, é exigido flexibilidade e adaptação por parte dos profissionais, que devem manter a mente aberta ao novo e a disposição para aprender continuamente. 

- Publicidade -

 

CARGOS EM DESTAQUE 

Áreas como finanças, marketing, supply chain, engenharia de produto, TI e recursos humanos estão em evidência dentro do agronegócio. A profissionalização leva à necessidade de lideranças de alto nível, como C-level, presidentes e CFOs, para guiar a transformação e os planos de sucessão das empresas.
 

 

LEIA MAIS 

Governo envia avião presidencial para resgatar brasileiros em Gaza

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress