20 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Bioenergia: saiba quais são as fontes e vantagens

Tipo de energia pode ser obtido a partir da biomassa, que consiste em qualquer matéria orgânica de origem vegetal ou animal

A bioenergia é um dos tipos de energias usadas para produzir eletricidade, combustível ou calor. Ela pode ser obtida a partir de biomassa, como, por exemplo, o bagaço da cana-de-açúcar, lenha, cavaco de madeira, resíduos agrícolas, algas e restos de alimentos. Até o excremento animal se encaixa nessa definição já que, depois de sua decomposição, pode produzir gases que são usados para gerar energia.

Por ser matéria orgânica de origem vegetal ou animal, essa matéria-prima é considerada um recurso renovável, o que faz dela uma alternativa aos combustíveis fósseis. Ela ainda possui baixo custo, de rápido acesso e que armazena grande quantidade de energia, carbono, oxigênio e hidrogênio.

As principais fontes de bioenergia são:

– Culturas: produtos agrícolas já produzidos com a intenção de gerar energia, como a cana-de-açúcar.
– Resíduos agrícolas e florestais: o que sobra da colheita e do corte de árvores, como madeira e serragem.
– Subprodutos orgânicos: resíduos orgânicos da agropecuária.
– Resíduos orgânicos: lixo doméstico e industrial. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

São Paulo poderá ter agosto mais quente em 80 anos 

Agrotóxicos são encontrados em cera e mel de abelha

- Publicidade -

VANTAGENS DA BIOENERGIA

A bioenergia ganhou cada vez mais destaque nos últimos tempos, uma vez que da maioria das fontes de energia utilizadas mundialmente causam impactos negativos no meio ambiente, já que são poluentes e não renováveis. Com o risco dessas fontes tradicionais se esgotarem, ela surgiu como uma forma alternativa de energia.

De acordo com José Goldemberg, presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), há projeções de que, até 2050, a bioenergia vai corresponder a quase 30% de toda a energia usada no mundo.

Entre as suas principais vantagens, estão:

– Fonte de energia limpa: emite menos poluentes que as fontes de energia tradicionais, contribuindo para desacelerar o efeito estufa;
– Renovável: permite o reaproveitamento de resíduos que seriam descartados, reduzindo o desperdício;
– Baixo custo de produção: além de beneficiar o meio ambiente, a bioenergia não precisa de altos investimentos.
 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

Nah Cardoso está namorando? Influencer é flagrada com Thiago Martins

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress