*Por: Marina Fávaro
Muito utilizado na produção de caipirinhas, sucos, tortas e mousses, o limão-taiti não é, na verdade, um limão verdadeiro. É uma lima ácida, já que é filho de um limão verdadeiro (o limão-siciliano) e uma lima (o limão-galego).
O limão-taiti é de origem tropical e cultivado desde o século passado na Califórnia, nos Estados Unidos (EUA). Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acreditam que “a introdução no estado tenha ocorrido a partir de sementes de frutos importados do Taiti, derivando daí a sua denominação”.
É a quinta fruta mais exportada do Brasil e uma das mais expressivas dentre as cítricas. Mas, afinal, qual a diferença entre um limão verdadeiro e uma lima ácida, como é o caso limão-taiti?
LEIA MAIS
Por que não existe flor preta na natureza?
O limão verdadeiro e a lima ácida pertencem a diferentes espécies dentro do gênero Citrus. O limão é maior e tem uma forma oval alongada, enquanto a lima ácida é menor e pode ter um formato mais arredondado.
A cor da casca pode variar um pouco entre as variedades, mas, em geral, o limão tende a ter uma casca mais amarela e a lima ácida, a casca verde. Embora ambos sejam ácidos, o sabor e o aroma podem variar ligeiramente: o limão tende a ter um sabor mais intenso e um aroma mais forte, enquanto a lima ácida costuma ser mais suave em sabor e aroma.
LEIA TAMBÉM
Agro SP Solidário: agronegócio paulista se mobiliza para ajudar o RS
Produção de laranja poderá cair até 24% na safra 2024/25
*Sob supervisão de Marcelo Ferri