13 de junho de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Brasil vai importar arroz de plástico da China?

Vídeo com testes e fabricação de possível arroz de plástico importado da China começaram a circular na internet, após anúncio do governo

Vídeo com testes e fabricação de possível arroz de plástico importado da China começaram a circular na internet, após anúncio do governo. (Foto: Reprodução/Freepik)

Com a crise das enchentes no Rio Grande do Sul e a decisão do governo de zerar a tarifa de importação do arroz a fim de garantir o abastecimento do produto no país, tem circulado na internet rumores a respeito da qualidade do commodity. Isso porque o país estaria em vias de comprar um tipo de grão sintético da China, o chamado “arroz de plástico”. 

Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher inclusive mostra o momento em que coloca um punhado de arroz no bico de um fogão, o que resulta na queima do alimento. Nas imagens, ela ainda afirma que o teste é a prova que o grão realmente “é de plástico”. 

Em outra publicação divulgada no X, antigo Twitter, um operário de uma fábrica aparece criando uma mistura sintética que teria a finalidade de simular o produto. 

“Esse é o arroz que vem da China para o Brasil. Arroz sintético, um plástico transgênico, modificado geneticamente… O grão da morte”, escreveu um usuário da rede social. 

LEIA TAMBÉM

Qual a melhor planta para plantar no inverno?

Agro SP Solidário: agronegócio paulista se mobiliza para ajudar o RS

- Publicidade -

Brasil vai importar arroz de plástico da China? 

O Brasil não vai importar “arroz de plástico” da China. No aviso publicado na terça-feira (21), a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) detalhou que o grão importado pelo país será “polido”, “longo”, “fino” e “tipo 1”. Isso significa que o governo pretende importar o melhor tipo de arroz possível. Entretanto, o leilão anunciado nesta semana foi suspenso e uma nova data será anunciada em breve. 

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil, sendo responsável por 70% do consumo interno. Entretanto, as fortes chuvas no estado deixaram a maior parte das plantações debaixo d’água, além de também ter atingido silos onde a produção está armazenada. Por essa razão, o governo decidiu recorrer à importação do produto. 

- Publicidade -

LEIA MAIS

Qual o site para consultar a restituição do Imposto de Renda?

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress