2 de junho de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Brasil vence prêmio de melhor café do mundo pela 1ª vez

Reconhecimento foi conquistado pela Fazenda São Mateus Agropecuária, do Cerrado Mineiro

A Fazenda São Mateus Agropecuária, localizada no Cerrado Mineiro, em Minas Gerais, conquistou o título Best of the Best (Melhor dos Melhores) do Prêmio Internacional Ernesto Illy, promovido pela italiana illycaffè, em uma cerimônia realizada na New York Public Library, em Nova Iorque. Esta é a primeira vez que o prêmio, considerado um dos mais importantes do mundo no segmento de cafés especiais, é entregue a uma fabricante brasileira. 

O café premiado foi avaliado por um júri independente formado por especialistas de todo o mundo durante uma degustação às cegas. A análise levou em conta os melhores lotes da colheita de 2022-2023. 

O reconhecimento é resultado do investimento da Fazenda São Mateus Agropecuária em processos internos que elevam a qualidade do produto. “Adotamos a agricultura regenerativa, que, entre outros benefícios, melhora a fertilidade do solo e aumenta a biodiversidade dos ecossistemas, o que traz impactos positivos ao produto final que chega ao consumidor”, explica Eduardo Dominicale, CEO do Grupo BMG, proprietário da Fazenda São Mateus Agropecuária, que recebeu o prêmio das mãos do presidente da Illycaffè, Andrea Illy.  

 

 

LEIA TAMBÉM   

Brasil pode ter queda significativa na produção de grãos de milho e soja no ano de 2024; entenda 

Pesquisa da USP aponta que é possível fazer reflorestamento viável para agricultores

- Publicidade -

O vencedor mineiro disputou com 27 produtores de países como Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, entre outros. Antes da premiação, os lotes foram analisados nos laboratórios de controle de qualidade da illycaffè a partir de critérios como riqueza e complexidade aromática, elegância e equilíbrio do seu sabor e intensidade do seu aroma. A premiação, criada em 1991, é uma iniciativa de valorização da cafeicultura que visa a qualidade e sustentabilidade. 

A fazenda São Mateus Agropecuária está entre as fornecedoras do Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro, primeiro café certificado Regenagri®. Trata-se de um café especial e diferenciado, com notas de caramelo e frutas secas. 

- Publicidade -

Este reconhecimento é um marco para a cafeicultura brasileira. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, e o Cerrado Mineiro é uma das regiões mais importantes para a produção de cafés especiais. 

Segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção brasileira de café na safra 2023 deve registrar crescimento de 7,5% em relação ao ciclo passado. Neste ano, a colheita está estimada em 54,74 milhões de sacas beneficiadas contra 50,92 milhões de sacas em 2022.

 

 

LEIA MAIS 

Vitafor: veja quais suplementos foram proibidos pela Anvisa

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress