19 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Conheça tecnologia que prevê rebanhos bovinos com carne de alta qualidade

Chamada IRC (Índice Real Carcaça Hereford e Braford), ela foi lançada durante a 46ª edição da Expointer

Uma tecnologia capaz de prever rebanhos bovinos com carne de alta qualidade foi lançada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) durante a 46ª edição da Expointer. A IRC (Índice Real Carcaça Hereford e Braford) possibilita que os criadores dessas raças bovinas prevejam quais animais tendem a receber bonificações pagas pela indústria frigorífica pela qualidade da carne.

O índice foi inserido no PampaPlus, programa de melhoramento genético das raças Hereford e Braford, e identifica os touros capazes de gerar descendentes que produzam carne de alta qualidade para o Programa Carne Certificada Hereford. A tecnologia é uma criação da Embrapa e da ABHB (Associação Brasileira de Hereford e Braford) em parceria com a BioData Ciência de Dados.

A IRC é uma forma de medir o mérito econômico de um reprodutor específico, com base em sua capacidade de produzir animais com carcaças de maior valor agregado. 

 

 

LEIA TAMBÉM  

No Pé do Café: Veja como cuidar da sua plantação durante a seca e o calor 

Confira quais são as principais pragas do arroz

- Publicidade -

 

COMO FUNCIONA O IRC

O índice foi desenvolvido a partir da relação entre os principais requisitos para bonificação da indústria e a definição de quatro objetivos de seleção:

– melhoria da espessura de gordura, relacionada ao acabamento de carcaça;
– melhoria da área de olho de lombo, relacionada ao peso de carcaça e tamanho de cortes nobres;
– peso de carcaça;
– gordura intramuscular (marmoreio).

Cada uma das quatro características de seleção representa um valor específico que será somado para se alcançar o índice de valorização, representado em reais.

- Publicidade -

A partir dessas características, é obtido o valor econômico agregado às carcaças dos filhos de um touro selecionado, comparado a um reprodutor médio da mesma raça, que tem valor zero.

Quando o índice é positivo, como acima de 100 reais, por exemplo, isso significa que as carcaças dos filhos daquele reprodutor, em média, vão gerar um lucro superior a 100 reais por animal abatido em relação aos filhos de um touro médio, quando forem levados ao frigorífico.

Ao utilizar o IRC, o criador dos rebanhos vai poder consultar o valor agregado que é esperado dos filhos de todos os reprodutores que têm avaliação própria ou filhos avaliados para as características de ultrassonografia de carcaça. 

 

 

LEIA MAIS 

Receita paga último lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress