2 de junho de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Fazendas verticais: conheça tecnologia que está mudando a agricultura

Diante de desafios que o setor agrícola tem enfrentado nos últimos anos, foi necessário criar outras alternativas para adaptar as plantações

As fazendas verticais já estão se tornando uma realidade no agronegócio brasileiro. Essa tecnologia consiste em realizar plantações agrícolas em andares, que podem estar localizados nos próprios centros urbanos, fazendo com que os campos rurais deixem de ser o único espaço para desenvolver determinadas culturas.

A agricultura vertical também é uma solução promissora para os problemas que o setor agrícola tem enfrentado nos últimos anos, como a diminuição da disponibilidade de solo adequado para cultivo. Ainda existe a expectativa de que a população mundial chegue a 10 bilhões de pessoas até 2050, o que leva a uma necessidade de aumentar a produção de alimentos em 70%.

Diante das mudanças climáticas que estão acontecendo no mundo, as fazendas verticais também se tornam uma alternativa para a agricultura, por serem um ambiente de cultivo controlado. A produção ainda é mais sustentável, já que os alimentos são produzidos próximos ao mercado consumidor, diminuindo a pegada de carbono com o transporte.

A primeira lavoura vertical em escala comercial da América Latina está na cidade de São Paulo. Localizada dentro de um galpão com cerca de 200 metros quadrados de área produtiva, 18 níveis e 7 metros de altura, as hortaliças crescem sob luzes de LED azul e rosa que simulam a luz do sol, acelerando a fotossíntese. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

MPT abre processo judicial para que Anvisa cancele registro da atrazina 

- Publicidade -

Ministério da Agricultura e Pecuária registra novos defensivos agrícolas para controle de pragas

 

COMO FUNCIONA UMA FAZENDA VERTICAL?

Uma fazenda vertical precisa contar com uma combinação de tecnologia avançada e métodos de cultivo altamente controlados para criar um ambiente ideal para o crescimento das plantas. Para a aplicação dessa técnica, pode ser utilizada a estrutura de um edifício, estufas empilhadas ou torres modulares. Um prédio de 30 andares, por exemplo, pode alimentar mais de 10 mil pessoas.

Com isso, as plantas são cultivadas em prateleiras ou estruturas que são empilhadas umas sobre as outras, utilizando o espaço ao máximo. Também é necessário ter um controle rigoroso de regulamentação de temperatura, umidade, iluminação e circulação de ar com sensores e sistemas de automação, criando condições para o crescimento das plantas.

As culturas são cultivadas em sistemas de irrigação, como hidroponia ou aeroponia. Veja como funciona cada um:

- Publicidade -

– Hidroponia: as raízes das plantas ficam suspensas em uma solução nutritiva líquida;
– Aeroponia: as raízes ficam suspensas no ar e são borrifadas com a solução nutritiva, o que elimina a necessidade de solo e permite um uso eficiente da água e dos nutrientes.

 

 

LEIA MAIS 

Governo envia avião presidencial para resgatar brasileiros em Gaza

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress