19 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Minas Gerais tem seu primeiro azeite extravirgem certificado

Produto precisou cumprir mais de 110 critérios e passar por auditoria para verificação de padrões

O Estado de Minas Gerais tem seu primeiro azeite extravirgem certificado. O reconhecimento foi feito pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), órgão vinculado à Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), por meio do programa Certifica Minas. Para receber o selo, o produto precisou cumprir mais de 110 critérios, além de passar por uma auditoria que verificou os padrões de sustentabilidade, rastreabilidade, qualidade e boas práticas de produção. 

O azeite Monasto é fabricado na Fazenda Santa Helena, em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais. Os produtos certificados pelo Certifica Mais contam com um selo que garante a qualidade para os consumidores e contribuem para o desenvolvimento do setor agropecuário mineiro. 

“É um procedimento rigoroso que demandou uma série de ajustes em nossas práticas, trazendo organização e credibilidade para todos envolvidos na produção do azeite”, contou a olivicultora e proprietária do azeite Monasto, Rosana Chiavassa.  

 

 

LEIA TAMBÉM  

Rota do Café entre Minas Gerais e São Paulo vira monumento nacional 

Flexibilização de regras para transporte de produtos perigosos para a agricultura tem sua primeira aprovação 

- Publicidade -


Ao escolher um produto certificado, os consumidores, empresas e governos podem ter confiança de que ele atende aos requisitos exigidos pelas normas de certificação, que é diferente do registro. Para ter o registro, que é obrigatório, o produtor precisa se adequar às normas para a venda de um produto, como a fiscalização sanitária. Já a certificação é voluntária. Ela é uma forma de o produtor conferir excelência, demonstrar a qualidade e a conformidade de seus produtos com as normas e exigências técnicas adicionais, para que possam se destacar no mercado. 

O IMA, que concedeu a certificação para o azeite Monasto, é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre/Inmetro), o que demonstra sua competência como Organismo de Certificação de Produtos. A acreditação é o grau máximo de reconhecimento que um Organismo de Certificação pode obter e é fundamentada na norma internacional ISO/IEC 17065.
 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

Desigualdades de gênero e raça sobrecarregam mulheres no cuidar

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress