As raízes são estruturas fundamentais para qualquer tipo de planta e com os cafeeiros não poderia ser diferente. Além de nutrir o pé de café, as raízes buscam também fontes de água e sustentam a planta.
Segundo o engenheiro agrônomo Gustavo Rennó, uma raiz saudável representa uma planta forte e produtiva. “Quando se planta um café, é necessário nutrir e protegê-la com fungicidas desde cedo”, explica.
Dessa maneira, as raízes conseguirão se desenvolver melhor no solo e poderão atingir resultados surpreendentes para a lavoura.
Assista ao vídeo abaixo para conhecer tudo sobre as raízes de café e garantir a sua lucratividade:
VEJA TAMBÉM
Florada fora de época na colheita? Entenda esse fenômeno
Você sabe quem determina o preço do café?
CUIDADOS GERAIS
As raízes se comportam como as copas. Na verdade, elas respondem ao que acontece na parte de cima da planta. Caso o produtor faça uma poda de, por exemplo, noventa por cento da parte de cima do cafeeiro, as raízes responderão nas mesmas proporções. Isso ocorre porque as raízes sempre buscarão uma forma de economizar energia.
Segundo Rennó, essa informação é importante para entender mais sobre a sua lavoura. “A planta não carrega pesos desnecessário. É tudo equilibrado”, explica.
Outro cuidado importante que o produtor deve se ater é com a qualidade do solo. De acordo com Gustavo, solos mais macios e porosos são os ideais para o crescimento próspero das raízes.
ALGUMAS PRAGAS
Além desses cuidados, o especialista acende um alerta para as possíveis pragas que podem comprometer o desenvolvimento das raízes de café.
Segundo ele, as principais pragas são: os nematóides, a cochonilha da raiz, a berne da raiz e as larvas das cigarras.
Para resolver o problema das pragas, é fundamental o contato com especialistas. Os técnicos e agrônomos poderão ajudar a identificar essas pragas das terras e poderão indicar os melhores meios para solucionar o problema.
LEIA MAIS
Sanduíche de picanha: Zé Almiro traz a melhor receita desse lanche saboroso
*Com supervisão de Marcos Andrade