Na época da colheita existem muitos detalhes que são esquecidos ou até mesmo tratados de qualquer jeito, porém, são muito importantes para a qualidade do café. A secagem é um desses detalhes que tem um papel muito importante para a qualidade da produção, que pode mudar significativamente o valor do café.
Alguns cafeicultores não conseguem uma boa qualidade do produto porque deixam os animais circularem pelo terreiro, misturando sujeira com o café. Outros secam o café em temperaturas muito altas, essas são algumas das formas erradas de secar o café e fazer com que a qualidade dele despenque.
Confira o vídeo de Gustavo Rennó falando sobre a arte da secagem do café:
TÉCNICAS DE SECAR CAFÉ
Há dez anos, a maneira mais usada para secagem era a mesma utilizada por mais de cem anos, mas novas técnicas foram desenvolvidas e trouxeram mais eficiência.
Uma das novas técnicas é a secagem de grão a grão, com a camada mais fina secando mais rápido e diminuindo a umidade do fruto. Outro fator que ajudou na secagem do café foi a automatização com a incorporação de máquinas para rodar o café, esteiras que trouxeram mais eficiência no trabalho.
LEIA TAMBÉM
No Pé do Café: É possível produzir 160 sacas de café de Arábica e Sequeiro por hectare
No Pé do Café: entenda como combater e quais as causas da ferrugem
SECAR CAFÉ DE FORMA ESTÁTICA
Os secadores de café também evoluíram, o secador tipo baú é eficiente e usado até os dias de hoje, mas uma tecnologia mais recente são os secadores estáticos, que além de gastarem menos energia se provou ser muito eficaz. Esse tipo de secador deve ser coberto para proteção da chuva e não deve ficar em locais fechados.
A secagem do café com secador estático gera muito vapor, pois pode ser colocado o café vindo direto da lavoura, e isso faz uma espécie de sauna se localizado em lugares fechados, diminuindo a eficácia da secagem.
LEIA MAIS