Nos últimos anos, o mercado de cereais cresceu muito mais do que o café, no Brasil, tanto em produtividade e manejo. Para entender mais sobre o assunto, o engenheiro agrícola Gustavo Rennó foi até o Terra Madre Pesquisas para entrevistar dois especialistas no assunto que esclareceram dúvidas sobre a produção.
Confira a entrevista completa:
LEIA TAMBÉM
No Pé do Café: A arte de secar o café
No Pé do Café: É possível produzir 160 sacas de café de Arábica e Sequeiro por hectare
Alguns cafeicultores têm migrado para os cereais, principalmente em regiões mais baixas e com possibilidade de geadas, sendo positivo para a diversificação de culturas. Entre as novas plantações estão principalmente as de soja e milho.
CEREAIS DÁ MAIS DINHEIRO QUE CAFÉ?
O diretor geral da Canguru Agro, Delcio Sasseron Júnior, afirma que o que dá mais dinheiro é produção, mas que apesar da boa produtividade dos cereais, tem sempre as fases boas e ruins das safras, e por isso, é necessário profissionalizar a colheita.
DIFICULDADES DA MIGRAÇÃO PARA OS CEREAIS
Diferente do café, o cereal é trabalhado num nível mais rápido, e isso pode ser um desafio para os cafeicultores que estão acostumados no ritmo da produção de café.
A logística de produção é diferente quando se tratam das máquinas e estrutura de plantio, sendo esses, alguns dos desafios que o cafeicultor terá de enfrentar se está pensando em migrar para os cereais.
LEIA MAIS
Censo 2022: número de domicílios aumenta 34% em 12 anos; confira