19 de maio de 2024
- Publicidade -
No pé do café

No Pé do Café: Esterco de galinha funciona? Entenda a importância deste adubo na lavoura

O engenheiro agrônomo Gustavo Rennó mostra diversas soluções para aumentar a produtividade no cafezal

 

O esterco de galinha possui alguns elementos como ácido sulfúrico e ácido úrico, que ajudam no fortalecimento da planta. Mas, o seu principal diferencial é a quantidade de fósforo que ele contém. Por isso que, entre os agrônomos, há até uma piada que diz que, se você não estiver dando conta da sua lavoura, basta jogar esterco de galinha que ela melhora. 

A resposta da lavoura a essa aplicação tem relação com o seu nível tecnológico, que é o tanto que ela recebe de cuidados, seja na parte de produção ou no combate a doenças e também na condução da planta. Lavouras mais descuidadas, com nível tecnológico mais baixo, costumam dar um resultado maior, mais visível, do que as bem cuidadas. 

Confira o vídeo para saber mais sobre a importância do esterco de galinha:  

 

VEJA TAMBÉM   

Mosca da Carambola deixa o estado de Roraima em quarentena 
 
Abril vermelho: MST começa ocupações e invade sede do Incra

OUTRAS SOLUÇÕES

- Publicidade -

A parte operacional e o cheiro durante a aplicação do esterco de galinha na lavoura pode desagradar alguns agrônomos. Por isso, há outras soluções que levam ao mesmo resultado. 

Em primeiro lugar, ter um solo bem drenado, com manejo do mato bem conduzido, trabalhando com a vegetação natural ou, por exemplo, implantando a braquiária. Esses cuidados ajudam a manter níveis mais elevados de alguns elementos, mas, para obter o Fósforo e demais nutrientes, é necessário utilizar o adubo químico. 

IMPORTÂNCIA DO FÓSFORO 

O fósforo é importante para o cafeeiro, principalmente no plantio. Ele deve ser aplicado no sugo e nas covetas para fortalecer as raízes. Já na planta adulta, essa exigência diminui, e no café costuma ser menor do que em outras culturas. Nestes casos, compensa mais utilizar o adubo químico. 

- Publicidade -

No entanto, é importante lembrar que a decisão de aplicar Fósforo, ou qualquer outro nutriente, precisa ser baseada na análise do solo. 

LEIA MAIS 
 
Ameaça a escolas: Dino cobra redes sociais por conteúdos com apologia aos crimes

Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress