20 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Pesquisa aponta que mistura com taninos e saponinas reduz em até 17% emissões de metano por bovinos

Redução, de mais de 30,2 mil toneladas de gás carbônico, equivale à retirada de circulação de cerca de 24 mil carros a gasolina

 

Uma pesquisa conduzida pelo IZ (Instituto de Zootecnia de São Paulo) revelou que o uso de aditivo alimentar à base de mistura de taninos e saponinas reduz em até 17% as emissões entéricas de metano por bovino de corte confinado. O estudo foi realizado em parceria com a JBS e a Silvateam, líder global na produção de extratos vegetais para alimentação animal. 

Os pesquisadores do novo Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Neutralidade Climática da Pecuária de Corte do IZ acompanharam por cerca de seis meses os animais do confinamento da JBS em Guaiçara (SP). 

O uso da mistura de taninos e saponinas na dieta alimentar dos animais evitou a emissão de mais de 30,2 mil toneladas de gás carbônico (CO), volume equivale à retirada de circulação de cerca de 24 mil carros a gasolina ou ao plantio de mais de 2.000 árvores no período.  

  

LEIA TAMBÉM 
 
Abisolo promove Fórum de Fertilizantes de Matriz Orgânica em Piracicaba 
 
Maior e mais resistente: conheça a nova variedade de morango
 

 

- Publicidade -


Uma das principais vantagens dessa mistura em relação aos demais aditivos alimentares é o fato de ela ser amplamente utilizada na pecuária brasileira. O uso do produto auxilia no ganho de peso e no desenvolvimento da carcaça do animal, o que se traduz em redução nos custos de alimentação, melhoria da conversão alimentar e maior eficiência proteica. 

“A JBS tem apoiado o desenvolvimento de várias pesquisas para a utilização de aditivos alimentares, incluindo o uso de taninos na alimentação de gado confinado. O interesse nessa tecnologia não é somente da Companhia, mas de todo o setor pecuário, já, que ao tornar essas soluções acessíveis a toda a cadeia produtiva, isso contribuirá para a promoção da pecuária de baixo carbono no Brasil”, afirma Fabio Dias, diretor de Pecuária da Friboi e líder de Agricultura Regenerativa JBS Brasil. 

Os taninos são compostos químicos naturais encontrados em várias partes de plantas, como frutos, folhas, sementes e cascas. Quando adicionados à alimentação bovina, exercem um efeito positivo na modulação e modificação da fermentação ruminal. Isso resulta na redução das emissões entéricas de metano, na melhora no metabolismo ruminal e, consequentemente, na otimização do desempenho dos animais. 

- Publicidade -

  

LEIA MAIS 
 
Lula veta tese do marco temporal em lei aprovada pelo Congresso

Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress