20 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Produção de amendoim na palha é mais vantajosa

Estudo feito por 23 anos pelo IAC ponta benefícios e ganhos proporcionados pela técnica

Estudos realizados pelo IAC-APTA (Instituto Agronômico) de Campinas apontam que o plantio de amendoim direto na palha possui diversos benefícios e ganhos, entre eles, a redução de 10% a 20% nos custos de produção devido ao menor consumo de diesel. As constatações são resultado de estudos realizados no IAC envolvendo agricultura conservacionista nos últimos 23 anos. 

Outra vantagem dessa prática de plantio é a redução da infestação de algumas pragas, doenças e plantas daninhas, além da incidência e severidade de doenças ocasionais por vírus. “O sistema diminui a dispersão do vetor e pode diminuir a incidência da pinta preta, doença que causa a desfolha da planta e pode derrubar a produção em 50%”, afirma Denizart Bolonhezi, pesquisador do IAC. 

A semeadura na palha também reduz em 90% as perdas de solo, contribuindo para a sua conservação. Isso ocorre porque há uma diminuição da erosão, já que o solo não fica desprotegido, sob a ação direta de águas da chuva. “Sem a palhada, para cada 1,0 kg de amendoim produzido, estimam-se perdas de 5,0 kg de terra por erosão”, explica. Para Bolonhezi, a redução de custos e a redução da erosão são dois ganhos de grande impacto. 

Um outro benefício é o aumento da tolerância à seca e às fortes chuvas. Ao reduzir o efeito da seca, também há uma redução da aflatoxina, uma substância que impede o consumo do amendoim e afeta as exportações do grão. 

A palhada também preserva a matéria orgânica do solo, que contribui para aumentar a quantidade de elementos químicos disponíveis para reter nutrientes e água. É uma técnica que favorece a atividade de microrganismos no solo.   

 

 

LEIA TAMBÉM  

- Publicidade -

Veja as vantagens e desvantagens da irrigação por gotejamento 

Governo federal libera R$ 70 milhões para produtores rurais de borracha natural

 

PRODUÇÃO DE AMENDOIM NO BRASIL 

- Publicidade -

Dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) apontam que a produção de amendoim no Brasil, na safra 2022/2023, será de 892,8 mil toneladas, um aumento de 19,6% em relação à safra anterior. O estado de São Paulo é o maior produtor do país, responsável por mais de 90% dessa projeção. 

Cerca de 70% da produção de amendoim do país é destinada ao mercado internacional. Os países da União Europeia são os principais compradores, com destaque para Holanda, Polônia, Austrália e Itália.
 

 

LEIA MAIS 

Senado aprova projeto do Desenrola em votação simbólica

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress