20 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Senar oferece curso online e gratuito sobre a proteção das nascentes

Criado em 2015, o Programa Especial de Proteção de Nascentes é destinado a pessoas ligadas ao meio rural

Existe uma preocupação global em relação à emergência climática. Especialistas e pesquisadores já alertaram sobre a necessidade da preservação do meio ambiente, com o objetivo de assegurar a qualidade de vida a curto e longo prazo. É nesse cenário que setores da sociedade passam a olhar com mais atenção para o meio ambiente.

Sendo o agronegócio um importante pilar da sociedade, já que alimenta e emprega pessoas, desenvolver estratégias visando a sustentabilidade e a preservação do planeta Terra são fundamentais. Afinal, o equilíbrio ambiental influencia diretamente na produtividade das culturas agrícolas, ou seja, na alimentação das pessoas.

No EP Agro este sábado (14), Marcelo Ferri foi até Extrema, no Sul de Minas Gerais, conhecer um projeto que incentiva os agricultores a recuperarem áreas degradadas. As reservas legais, áreas preservadas exigidas por lei, são fundamentais porque preservam a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o solo, o bem-estar das populações humanas e, especialmente, as nascentes d´água. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Seguro agrícola aumenta 265 vezes em 18 anos 

Embrapa desenvolve concentrado proteico de feijão carioca 

- Publicidade -

 



Mas como o produtor rural pode proteger e conservar as nascentes? Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Confederação Nacional de Agricultura, criou, em 2015, um Programa Especial de Proteção de Nascentes, com o objetivo de oferecer aos produtores rurais um curso gratuito sobre o tema. Na prática, o produtor deve seguir 5 passos:

1) Identificar a nascente: Ela pode ser de fundo de vale (se forma nas depressões de terreno), de encosta (surge a partir dos bolsões de água no solo) e de contato (se forma devido às falhas geológicas).

2) Cercar a nascente:
para proteger a nascente, é preciso levantar uma cerca ao redor dela.

3) Limpar a área:
para que nada bloqueie o caminho da água, a nascente precisa estar livre do excesso de folhas, raízes, plantas invasoras e terra que desliza das encostas.

4) Controlar a erosão:
também é preciso conservar o solo para evitar a erosão hídrica (remoção da camada superior da terra por conta da água).

5) Reflorestar: plantar espécies nativas nas encostas é uma estratégia fundamental para a proteção das nascentes, já que isso contribui para proteger o solo e, consequentemente, também evitar a erosão.

- Publicidade -

O curso é gratuito, online, com carga horária de 10 horas e emissão de certificado após a conclusão. Para realizar o curso, basta acessar o site (clique aqui).  

 

*Sob supervisão de Patrícia Neves 

LEIA MAIS 

Qual é o nome do pássaro fantasma?

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress