Katia Camargo – Especial para Rota do Arraiá
Nesta sexta-feira (24) é celebrado o dia de São João. Essa é a segunda celebração de Santos Juninos. O primeiro foi Santo Antônio, homenageado no último dia 13, e o terceiro será São Pedro no dia 29 de junho.
Muita gente conhece o dia de São João, mas você sabe a origem da festa? Ele é o segundo santo que tem o dia comemorado no mês de junho.
A festa de São João tem origem na Idade Média. A Igreja Católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos.
Em muitos países europeus é a principal ou única festa, e as comemorações começam um dia antes, no dia 23 de junho, véspera do dia do santo.
O dia 24 de junho era celebrado em comemoração ao solstício de Verão no hemisfério norte e a renovação da natureza. A data foi assimilada pelo cristianismo e passou a representar o dia de São João.
VEJA TAMBÉM
Quer festa? Confira as festanças juninas da Rota do Arraiá na nossa região
Confira 10 dicas para organizar uma festa junina em casa
Na tradição cristã, o santo, também chamado de João Batista, foi o responsável por anunciar a vinda de Cristo para salvar a humanidade e renovar todas as coisas. Foi ele quem batizou Jesus no rio Jordão.
Vários símbolos de sua história compõem a festa junina, juntamente com os ritos de colheita anteriores à cristianização da festa.
A fogueira, que não pode faltar nas festas juninas, tem seu fundamento na história do nascimento de João Batista. Ela foi um sinal usado pela mãe de João, a Santa Isabel, para comunicar o nascimento de seu filho para Maria, mãe de Jesus.
Simpatias em torno da fogueira
Em torno da fogueira de São João também se desenvolveu uma série de superstições e simpatias. Uma delas é a prática do “batismo na fogueira”, que cria laços de apadrinhamento com o santo na ação de saltar as brasas de uma fogueira.
Há também a tradição de inúmeras simpatias de adivinhação, principalmente aquelas relacionadas ao casamento, para quem está em busca do seu amor.
Esta simpatia, a pessoa deve passear descalço nas brasas da fogueira com uma faca virgem em mãos. Depois, faca deve ser cravada em uma bananeira e no dia seguinte, deve ser retirada da bananeira e observar os desenhos que a nódoa do caule terá produzido. Segundo a simpatia, lá aparecerão as iniciais do nome da pessoa com quem vai se casar.
Já o mastro de São João é erguido durante a festa para celebrar os três santos juninos, além de João, Santo Antônio e São Pedro. É uma tradição de origens pagãs, agora bastante enraizada pelo cristianismo.
A festa é uma tradição no interior de São Paulo, com quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras.
FERIADOS
Nos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, o dia de São João é feriado. Este também é um feriado municipal nas cidades onde o santo é padroeiro, e em outras que homenageiam o santo.
LEIA MAIS
Você conhece a história dos santos juninos? confira aqui!
Gosta de receitas juninas? Confira aqui as mais famosas