17 de maio de 2024
- Publicidade -
Gameplay

Rise of Ronin reinventa o gênero Soulslike

Novo exclusivo da PlayStation traz um jogo desafiador na medida certa, ideal para todos os gostos; game chega oficialmente dia 22

Rise of Ronin é lançado oficialmente

O gênero soulslike possui uma particularidade: ou você ama ou você odeia. Ele surgiu com o lançamento do primeiro Darksouls, em 2011.

Com um estilo intenso e desafiador, o jogo ganhou notoriedade principalmente por não trazer opções de dificuldade. O jogo é difícil e ponto final; se você não consegue superar os desafios, azar o seu.

Nem preciso dizer que o gênero se popularizou e ganhou novos títulos. Ou seja, é muito difícil encontrar um meio termo, mas parece que isso está para mudar.

A PlayStation acabou de lançar neste dia 21 seu novo exclusivo: Rise of Ronin, que, na minha opinião, consegue redefinir o gênero Soulslike tornando-o atrativo para todos os gostos. Ou seja, será possível agradar deste os fãs mais exigentes, que buscam desafios intensos, até aqueles que preferem aventuras mais narrativas.

Contudo, isso não quer dizer que Rise of Ronin é fácil. Ele não é! Com mecânicas intensas e combates ferrenhos.

Sobre a história

Rise of Ronin se passa no Japão, em meados do século XIX. Após três séculos de tirania do xogunato Tokugawa, uma nova era começa.

O país começa a se abrir para as nações estrangeiras, que começam a frequentar o império japonês. Junto a isso, ainda temos os resquícios de guerras, fome e agitação política.

Em meio a esse caos, dois irmãos unem-se a uma causa e iniciam a sua trajetória no temível grupo da Espada Secreta. Os dois, juntos, formam a Lâmina Gêmea, com uma técnica de luta dupla.

- Publicidade -

Falando assim, a trama do jogo lembra muito o filme O Último Samurai, com o Tom Cruise.

A qualidade histórica do jogo é realmente fantástica, trazendo cenários maravilhosos e fatos históricos. Rise of Ronin é belíssimo! A qualidade gráfica é impecável, que soube explorar todo poder gráfico do PlayStation 5.

Vamos poder explorar mundos semi-abertos, ricos em detalhes. Confira o trailer de lançamento.

A Team Ninja, estúdio responsável por Rise of Ronin, realmente fez um trabalho primoroso.

- Publicidade -
E quanto as mecânicas?

Rise of Ronin é um jogo em terceira pessoa, que foca bastante na exploração e na ação. Ou seja, estejam preparados para uma jogabilidade intensa, com confrontos desafiadores, que vão requerer agilidade nos controles.

Tudo isso regado com uma boa dose de sangue e violência (por isso, ele não é muito recomendado para crianças).

Mas o que me chamou muito a atenção em Rise of Ronin são as técnicas de luta. Por sermos Ronins (guerreiros sem um lorde) não seguimos o bushido (o caminho do guerreiro) na forma mais tradicional, como os samurais.

Podemos usar vários tipos de armas, desde katanas até mesmo armas de fogo (algo que não era permitido para os samurais). Poderemos, inclusive, aprender estilos, como o Mumyo, com golpes em pares, e Hokushin Itto.

O jogo também possui uma pegada RPG bem legal, onde podemos desenvolver nossos personagens, aprimorando atributos e desenvolvendo técnicas.

Isso é integrado a um sistema de escolhas, que vão definir a trajetória do game, criando aliados e inimigos das mais diversas formas e possibilidades.

Guerreiro solitário, mas nem tanto

Outra coisa fantástica de Rise of Ronin é que ele permite jogar missões multiplayers, com mais três jogadores. Infelizmente, não consegui testar muito essa parte, pois o jogo ainda não foi lançado quando fiz o gameplay, o que dificulta um pouco na hora de achar companheiros.

Mas, pelo que vi, será uma possibilidade muito bacana, que merece ser testada!

Rise of Ronin está totalmente em português do Brasil, que, com certeza, contribuirá para encontrar colegas para jogar.

Enquanto isso, confira o nosso gameplay!

- Publicidade -
plugins premium WordPress