20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Auto

Multas: Descontos de 40% vão valer para autuações do Detran

Para ter o benefício integral, motorista precisa reconhecer que cometeu a infração e não apresentar nenhum recurso, além de pagar a taxa até o vencimento

 
Motoristas e donos de veículos do estado de São Paulo vão poder pagar multas de trânsito com até 40% de desconto. O Governo Estadual aderiu ao SNE (Sistema Nacional de Notificação Eletrônica). Em um primeiro momento, os abatimentos vão valer somente para as infrações notificadas pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo). Quem levar multa de outros órgãos, como DER (Departamento de Estradas e Rodagem), seguem sem o desconto. Com a adesão ao SNE, as notificações e documentos referentes às infrações vão ser entregues em formato 100% digital, via aplicativo de celular. 

Para conseguir o abatimento, é necessário baixar o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) ou ir ao Portal do Senatran (Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito) (clique aqui para acessar). Entretanto, para ter o benefício integral, o motorista precisa reconhecer que cometeu a infração e não apresentar nenhum recurso. E, claro, pagar a taxa até o vencimento. Caso não reconheça a multa, conseguirá abatimento de 20%, se o pedido for julgado procedente. 

 

 

LEIA MAIS

Número de motos vendidas no Brasil aumenta no primeiro bimestre de 2023

Como funciona a validação da CNH para idosos?

- Publicidade -

 

 

Para se cadastrar no aplicativo da CDT, o motorista deve informar: 

– Número do CPF 
– E-mail 
– Senha 
– Número da CNH 
– Código do Renavam  
– Placa do veículo 
– Código de segurança. 

- Publicidade -

Vale reiterar que a Carteira Digital de Trânsito está integrada ao SNE. Portanto, já permite o pagamento de multa com desconto. Com o app, o condutor passa a receber as notificações de forma eletrônica. 

Além disso, essa plataforma permite ver todas as informações sobre a infração. Bem como fazer a indicação de outro condutor que seja responsável pela infração. 

PESSOAS JURÍDICAS 

Os proprietários de veículos e motoristas podem pagar multas com até 40% de desconto desde 2021. Essa redução no valor das infrações está prevista na Lei 14.071/2020, que promoveu mudanças no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). 

Assim, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e o Serpro, empresa de tecnologia de dados do governo federal, criaram o SNE, não apenas para reduzir despesas, mas também para acelerar o processo de pagamento de multas.  

De acordo com os dados da plataforma, há mais de 15 milhões de usuários cadastrados no SNE. Isso possibilitou desconto total de R$ 292 milhões no pagamento de multas. 

Vale dizer que o serviço está disponível tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Ou seja, o sistema permite utilizar o número da carteira nacional de habilitação ou o registro nacional de veículo. (Com informações da Agência Estado) 

LEIA TAMBÉM 

Mais de meio milhão de pessoas já declararam o Imposto de Renda

Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress