19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Auto

Saiba qual é o estado que mais importa carros no Brasil

São Paulo conta com a maior frota de veículos do país, mas o título de maior importador vai para outro estado do Sudeste

Apesar de ser o estado menos populoso do Sudeste, o Espírito Santo é o principal importador de veículos do país, mesmo São Paulo tendo a maior frota. Entre janeiro e setembro deste ano, o volume de carros que chegaram ao Brasil pelos portos e aeroportos capixabas chegou a US$ 1 bilhão, o que representa o segundo maior volume comercial deste século.

A principal razão do Espírito Santo carregar este título está na infraestrutura portuária e na legislação que incentiva a importação.

Ao importar pelo estado, é possível ter vantagens na alíquota do ICMS, que é de 4%, e não de 17%, como nos outros estados. O benefício acaba tendo um efeito cascata, já que impostos como PIS/COFINS e IPI importação utilizam o ICMS como base de cálculo, tornando o negócio ainda mais vantajoso. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

GP de São Paulo de F-1 espera aumento de público e novo recorde em Interlagos  

Programa CNH Popular existe em São Paulo? Entenda

 

- Publicidade -

Em entrevista ao UOL Carros, Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha, cidade que abriga os portos que são a principal porta de entrada de veículos do país, explica que, apesar de o Espírito Santo representar apenas 2% da frota de carros de passeio no Brasil, os portos de Vila Velha já respondem por 27% de todo o volume financeiro das operações de importação de carros. Isso significa que a maioria dos carros importados chega pelo estado, mas são distribuídos para o todo o país.

Para ter uma ideia, montadoras como a BYD e a GWM usam os portos capixabas para trazerem seus veículos ao Brasil. Veja os principais países de origem dos automóveis importados para o Brasil:

– Argentina – 43%
– China – 14%
– México – 11%
– Alemanha – 8,8%
– Eslováquia – 5,7%

No Espírito Santo, a ordem é diferente. Nos três primeiros trimestres de 2023, a chegada das montadoras chinesas ao país impulsionou o setor de importações do estado. Comparando com o mesmo período de 2022, quando as importações totalizaram US$ 444 milhões, o volume de importações teve um aumento de 225%.
 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

O que muda no novo RG?

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress