29 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Bebês

Conheça o projeto que ajuda crianças com Síndrome de Down no Brasil

Central Humanizada de Acolhimento T21 é um projeto que auxilia pessoas com síndrome de Down em todo o país

A Síndrome de Down (ou trissomia do cromossomo 21) é uma condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos. A CHAT21 (Central Humanizada de Acolhimento T21) é um projeto brasileiro que funciona há mais de cinco anos e oferece acolhimento e informação gratuitos remotos para as famílias de todo o país. 

Carla Tonetto Beraldo tem um filho de sete anos diagnosticado com T21 e foi uma das mães acolhidas pela Central. Hoje, Carla faz parte do time de acolhimento e ajuda outras famílias Brasil afora. “O projeto me ajudou a me conectar com mais famílias e saber que não estava sozinha. Descobri as potencialidades do meu filho e hoje posso ajudar outras famílias na busca de uma qualidade de vida melhor para nossas crianças”. 

Além disso, Carla revela que fazer parte de um ambiente acolhedor e inclusivo a ajudou a perceber meios de vencer os desafios da T21. “O maior desafio é burlar o preconceito e o capacitismo que permeia as instituições sociais. É promover uma ambiente equânime no qual as pessoas tenham condições de errar, acertar, aprender e ter uma vida plena como qualquer ser humano merece”, disse. 

VEJA TAMBÉM 

Com quem deixar o bebê: babá ou na creche?

Saiba qual a importância das consultas regulares ao pediatra

MITOS T21 

- Publicidade -

Segundo Carla, há alguns mitos que circulam a Síndrome de Down

-A pessoa com Síndrome de Down é mais amorosa que outras pessoas;
-As pessoas com Síndrome de Down são agressivas;
-As pessoas com Síndrome de Down não conseguem aprender;
-O gene da mãe é determinante para ter uma criança com Síndrome de Down. 

CENTRAL HUMANIZADA DE ACOLHIMENTO T21 

A CHAT 21 (Central Humanizada de Acolhimento T21) tem como missão conectar as famílias que recebem o diagnóstico de síndrome de Down. O projeto explica para que elas tenham a oportunidade de criar seus filhos com naturalidade, informação e tranquilidade. 

- Publicidade -

A iniciativa surgiu dois anos depois que a idealizadora do projeto, Gabriela Laborda, recebeu o diagnóstico de síndrome de Down da sua filha Maíra. A CHAT 21 conta com redes de apoio em todo o Brasil, conectando as famílias e os cuidadores de pessoas com T21 com o intuito de consolidar uma sociedade mais inclusiva. 

Recentemente, o projeto foi selecionado para participar no 8º laboratório de Inovação Ciudadana organizado pela SEGIB (Secretaria General Iberoamericana), junto ao Governo Nacional de Panamá. 

Para entrar em contato com a Central Humanizada de Acolhimento T21, basta clicar neste link (clique aqui)

LEIA MAIS  

Croquete de abobrinha: veja como fazer essa receita da Ana Maria

Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress