14 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Bebês

É normal sentir calor na gravidez? Veja dicas para aliviar

A sensação ocorre devido a uma série de modificações no corpo da mulher durante a gestação

O ano de 2023 foi apontado como o mais quente da história global. A tendência, no entanto, é que o calor vivido no último ano seja ainda pior em 2024, anunciou a OMM (Organização Meteorológica Mundial). A notícia pode ser um grande incômodo para as futuras mamães, uma vez que as temperaturas altas provocam inchaço e pode deixá-las mais cansadas, principalmente no último trimestre da gravidez. 

Porém, segundo a ginecologista e obstetra Flávia Nicoliello, se você está grávida e sente o calor o tempo todo, isso é completamente normal. “Naturalmente, a gestante já sente mais calor do que o habitual por causa das oscilações hormonais, devido à ação do hormônio progesterona. Por causa disso, na gravidez, a temperatura corporal pode aumentar de 0,5 a 1%”, esclarece. 

Quais os efeitos do calor para as grávidas?

Flávia ainda explica que a termorregulação, responsável por regular a temperatura corporal interna de um organismo, é prejudicada durante esse período, uma vez que o peso da mulher aumenta à medida que o feto cresce, enquanto a superfície da pele de que ela dispõe para dissipar o calor continua a mesma. Juntando isso ao calor típico do verão brasileiro, a gestante sente um pouco mais de incômodo.

Porém, no terceiro trimestre da gravidez, existe um mecanismo do próprio corpo que ajuda a baixar a temperatura. “Nesse período, o volume do plasma na corrente sanguínea chega a aumentar 50%, fazendo com que os vasos sanguíneos que irrigam a pele se dilatem e liberem calor ao ambiente”.

Além disso, segundo a ginecologista e obstetra Renata Fogaço, devido a progesterona, hormônio-chave da gravidez, as mulheres tendem a ficar mais inchadas por causa retenção de líquidos, o que pode aumentar o cansaço. “E isso se intensifica principalmente no verão”, completa

LEIA TAMBÉM

Guia alimentar infantil: veja novas recomendações da OMS

Como tirar e congelar leite materno

- Publicidade -

7 dicas para aliviar o calor na gravidez

Embora a temperatura corporal regule sozinha no final da gestação, Flávia e Renata revelam que há algumas medidas essenciais que podem ajudar a mulher a se refrescar durante esse período. Confira abaixo:

1- Mantenha-se hidratada!

Não é de surpreender que manter-se hidratada esteja no topo da lista para se refrescar durante a gravidez. Para isso, procure andar com uma garrafa de água e tente garantir a ingestão de 2,5 a 3 litros de água por dia. “A ingestão dessa água deve ser fracionada para diminuir as náuseas”, indica a doutora Flávia.

2- Use roupas leves e frescas

Tecidos de algodão, linho e seda garantem que a pele respire e não apresente resistência para os movimentos. A dica é evitar roupas restritivas, como blusas justas, leggings e vestidos colados. Além disso, como o preto tende a absorver o calor, procure evitar roupas dessa cor. 

3- Ventile sua casa

Ventiladores de teto, de chão ou mesa, e ar-condicionado podem ser grandes aliados das gestantes. No entanto, as mulheres que são mais sensíveis às mudanças de temperaturas devem ficar atentas ao agravamento de quadros de obstrução nasal e rinite.

- Publicidade -

Um bom truque para manter a sua casa fresca é abrir as janelas cedo, pela manhã. Você deve mantê-las fechadas durante as horas de mais calor e abri-las ao entardecer. Desta forma permite que entre frescor e evita a entrada do ar quente e da forte luz solar.

4- Proteja-se contra o sol

Quando se aventurar ao ar livre, use um chapéu ou um boné. Segundo as obstetras, o protetor solar também é indispensável.

Além de prejudicar o bebê, a pele da gestante também sofre mais com o sol. Isso acontece porque, quando a mulher está grávida, o nível dos hormônios estrogênio e progesterona aumentam, deixando a melanina ainda mais sensível à agressão solar. Por isso, a grávida tende a ter mais manchas, de características fortes e resistentes.

5- Alimentação saudável e equilibrada

Opte por alimentos naturais e mais leves, como vegetais, saladas e frutas, que dão uma sensação maior de refrescância. “Além disso, quanto menor o teor de açúcar e sódio na dieta, melhor”, completa Flávia.

6- Varie as posições

Evite ficar sentada ou em pé por muito tempo. Ficar parado do mesmo jeito por horas prejudica a anatomia das veias, dificultando o retorno venoso, o que pode fazer o corpo inchar. “Em caso de retenção faça algumas pausas pra repouso com elevação das pernas para ajudar circulação”, recomenda Renata.

7- Evite banho quentes e demorados

Não hesite em tomar banhos mornos e até frios, se precisar. Banhos muito demorados também devem ser evitados

LEIA MAIS

Entenda para que serve o exame do cotonete na gravidez

- Publicidade -
plugins premium WordPress