15 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Bebês

Entenda para que serve o exame do cotonete na gravidez

MC Mirella viralizou nas redes sociais após falar sobre o tema

 

 

O exame do cotonete é feito em mulheres grávidas, no final da gestação, como parte do pré-natal. O teste detecta a bactéria Streptococcus B, mais conhecida como SGB. 

A bactéria presente no trato gastrointestinal, urinário e na vagina é comum, além de não trazer riscos à saúde ou sintomas. Mas, na gestação, há riscos de transmissão da bactéria para o bebê, principalmente durante o parto. 

O exame do cotonete é a melhor forma para prevenir a infecção e as possíveis complicações, como pneumonia, meningite e sepse neonatal, que podem ser fatais para o bebê que não possui um sistema imunológico completamente formado. 

COMO É FEITO O EXAME DO COTONETE? 

Com um swab (objeto semelhante ao cotonete), o ginecologista-obstetra coleta uma amostra das células da vagina e do ânus da gestante. Posteriormente, essas amostras são levadas a um laboratório para a realização de uma análise microscópica. O objetivo é detectar a presença e a quantidade de bactéria Streptococcus B na região íntima da mulher. 

É importante dizer que o exame do cotonete na gravidez é totalmente seguro para a mãe e para o bebê. Além disso, é um teste simples, rápido e que não costuma causar dor. A paciente pode apenas sentir um leve incômodo durante a coleta, mas o desconforto é breve. O resultado do teste fica pronto rapidamente, entre 24 e 48 horas após a sua realização.  

- Publicidade -

 

LEIA TAMBÉM 

Guia alimentar infantil: veja novas recomendações da OMS 

Salário-maternidade: veja como solicitar benefício pela internet

- Publicidade -

Nas redes sociais, MC Mirella, que está no fim da gravidez, contou que fará o exame nos próximos dias. 

“Não sei nem onde vou enfiar minha cara. Fico imaginando depois a enfermeira falando: ‘Nossa, sabe em quem eu enfiei o cotonete? Na MC Mirella’. A gente nunca tá preparado pra mostrar essas partes assim nossas pra outra pessoas além de quem já está acostumado a ver, né? Uma pessoa nova, do nada vê isso. Que situação, sou uma pessoa tímida.”

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress