2 de junho de 2024
- Publicidade -
ON Run

A quantas anda a sua hidratação antes, durante e depois da corrida?

Água é tão na verdade, mais importante quanto um bom par de tênis. Por isso, nunca é demais trazer informações para que corredores não deixem de lado os sagrados copos de água de cada dia

Todo corredor escuta falar sobre a importância da hidratação desde a primeira passada. Não importa a distância, a intensidade do treino ou a meta de tempo para a prova, a verdade é uma só. Um corpo desidratado não render. Pior, está mais sujeito a lesões e riscos para a saúde. Por isso, ON RUN vai “repisar” e tema.

Atletas gastam muita energia em função do esforço para desempenhar sua atividade física. Isso demanda a exigência de nutrientes para que o metabolismo funcione. E a água é uma via de transporte para as fontes de energia, como vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes para as células.

Estudos indicam uma redução de 2% do peso corporal em função da perda de água em função da atividade física. Isso pode representar até 10% de queda no desempenho e, óbvio, impactos no funcionamento do organismo que podem ser graves em médio e longo prazo.

Um dos principais problemas para os corredores desavisados que sistematicamente negligenciam o consumo de água, é perceber quando começa o processo de desidratação, que vai além da queda do desempenho esportivo. Confira

1 Cansaço excessivo
2 – Problemas no sistema circulatório
3 Aumento da fome ou ganho de peso
4 Aparecimento de mau hálito
5 – Constipação
6 – Retenção de líquidos
7 Dificuldades de memória
8 Déficit de atenção

A quantidade de ingestão diária de água pode variar de acordo com as características individuais e a atividade físicas, Condições climáticas também podem influir. O recomendado é sempre se guiar pela orientação profissional, porém, o usualmente indicado seja beber 2 litros de água por dia.

A hidratação na medida certa auxilia nas atividades das células, no funcionamento dos rins, regulação da pressão arterial, entre outras atividades.

É a água quem conduz os nutrientes para dentro das células e manter as células hidratadas é fundamental para que a absorção de nutrientes e do oxigênio seja feita. Quanto aos rins precisam desse líquido para facilitar a filtragem do sangue e expelir as toxinas e resíduos. A água deixa o sangue menos espesso. Isso significa que um corpo hidratado tem circulação sanguínea mais fluida. 

Leia mais: 
Você sabe o que são eletrólitos e como impactam no treino?  

CORPO E MENTE 
O cérebro é composto por 75% de água. É um dos órgãos como maior demanda energética para desempenhar suas tarefas, e a composição química H2O é quem faz o transporte de nutrientes que dão a carga de energia que o organismo precisa.

Os neurônios são muito sensíveis à falta de nutriente. Por isso, déficits de atenção e falhas de memória podem ocorrer caso o corpo não esteja hidratado. Dores de cabeça, confusões mentais, entre outros problemas, também podem decorrer devido à falta de ingestão de líquidos, especialmente em momentos de atividade física.
Por isso, nunca é demais recomendar que, ao terminar de ler esse artigo. Levante e vá beber um bom copo de água.

- Publicidade -

Com informações da Essential Nutrition

- Publicidade -
plugins premium WordPress