Todos os parques da cidade de Campinas estão fechados desde essa terça-feira (24). O principal motivo para a medida da prefeitura é a queda de uma árvore na Lagoa do Taquaral que atingiu pelo menos três pessoas, com a morte de uma criança.
O acidente se deu em função do solo encharcado devido as constantes chuvas e, a partir de agora, recomenda-se cuidado redobrado aos corredores, especialmente aqueles que treinam em trilhas da região.
Para os corredores que não terão, por enquanto, a possibilidade de treinar nos parques campineiros, é preciso lembrar dos cuidados para quem corre somente nas ruas.
1 Evite correr sozinho
Correr acompanhado ajuda na segurança, além do componente motivador.
2 Olhe onde pisa
Cuidado com as irregularidades nas calçadas e ruas, especialmente com buracos.
3 – Corra na contramão
Ir no contrafluxo dos carros também é uma medida de segurança para quem corre em meio ao trânsito.
4 Vista-se de forma correta
Usar roupas claras ajuda a deixar o corredor mais “visível” para os carros. Acessórios reflexivos também são uma ótima opção para treinos noturnos.
5 Fique de olho nas bikes
Atenção às bicicletas também é importante para a segurança durante a corrida, pois, muitas vezes, corredores e ciclistas dividem os espaços.
Confira na íntegra a nota da prefeitura sobre o fechamento dos parques:
“O prefeito Dário Saadi determinou o imediato fechamento, por tempo indeterminado, de todos os parques e praças de esportes públicos de Campinas em razão das fortes chuvas que atingem a cidade e dos riscos de quedas de árvores. Saadi lamenta profundamente o acidente ocorrido nesta terça-feira pela manhã, na Lagoa do Taquaral, se solidariza com a família das vítimas e coloca a Administração Municipal à disposição para prestar todo o auxílio necessário. Após mobilizar a Defesa Civil, a Secretaria de Serviços Públicos, a Guarda Municipal, o Samu, a Setec, a Secretaria de Saúde, a Emdec, entre outros serviços municipais, a Prefeitura pede à população que evite circular em áreas com muitas árvores. A Pedreira do Chapadão, por exemplo, já havia sido fechada ontem, após a ocorrência de deslizamentos de pedras e de terra. Por causa das chuvas constantes desde dezembro, a situação em várias partes da cidade é de solo encharcado, o que aumenta o risco de quedas de árvores. Em apenas uma semana, a Defesa Civil já registrou mais de 200 quedas. As chuvas que caíram na semana passada estão entre as três maiores da história de Campinas. Na quinta-feira, Campinas foi a cidade brasileira onde mais choveu.”