A Confederação Brasileira de Atletismo é a melhor federação de atletismo do mundo no ano. A CBAt venceu o World Athletics Awards 2022 na categoria Federação-Membro. O anúncio foi feito neste sábado (3), pelo website e redes sociais da World Athletics, um presente mais que especial de aniversário para a CBAt que completou 45 anos na sexta-feira – foi fundada no dia 2 de dezembro de 1977.
O Member Federation Award homenageia um órgão de gestão do atletismo nacional que foi além de servir seus atletas, fãs e comunidade. As federações indicadas eram Confederação Brasileira de Atletismo (América do Sul), Associação Guam de Pista e Campo (Oceania), Associação Administrativa do Atletismo da Jamaica (NACAC), Atletismo Quênia (África), Associação da Coreia de Federações de Atletismo (Ásia) e Real Federação Espanhola de Atletismo (Europa).
“Queremos ser exemplo para as 27 federações, que elas entendam e que queiram também ser as melhores do Brasil. Queremos que os atletas e treinadores entendam que torcemos por eles, mas também fazemos a nossa parte, nos esforçamos para ser os melhores do mundo, como eles fazem, todos os dias. É a busca permanente pela excelência”, afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, que recebeu o troféu, trazido de Roma, na Itália, por Hélio Gesta de Melo, presidente da Sul-Americana, que participou da reunião do Conselho da World Athletics.
A WA tem 214 membros (duas federações não estão ativas, suspensas), é uma das maiores federações do mundo, superando em número de países membros a FIFA. “Entidade centenária tem 110 anos histórica, com reconhecimento global. Receber esse prêmio nesse momento dá uma dimensão fantástica. Queremos essa sensação de pertencimento”, disse Wlamir.
“Esse prêmio é um combustível aditivado”, frisou Wlamir. O troféu de melhor do mundo – que será levado a todos os envolvidos na conquista durante o ano de 2023 – também é um cartão de visitas para o mercado. “Gera uma cadeia mais recursos, investimentos na atividade fim e a CBAt crescendo, o atletismo nacional crescendo, mais centrinhos surgindo, crianças tendo a oportunidade, mais investimento no alto rendimento e, se Deus quiser, mais medalhas olímpicas“, destacou Wlamir, ressaltando que a gestão da CBAt tem a participação “fundamental” do medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro, vice-presidente.
MERECIMENTO
A WA explicou que a CBAt recebeu seis eventos internacionais com sucesso em 2022: os Campeonatos Sul-Americanos Sub-18 e Sub-23, os Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de Cross Country, o GP Internacional Loterias Caixa Brasil, meeting do World Athletics Continental Tour Bronze, e o Grande Prêmio Internacional Loterias Caixa São Paulo. O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, esteve no Brasil para o Sul-Americano Sub-18, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo – viu a organização de perto, participou de premiações e interagiu com os jovens atletas da América do Sul.
A humanização das competições – com recorevy e planos de saúde para atletas e diálogo com a comunidade – foi destacada pela WA e a Sul-Americana. A comunicação aberta pelo presidente da CBAt com a comunidade integra essa humanização. “Eu tenho muito orgulho de tratar a comunidade do atletismo com a importância que ela tem, de ver as competições humanizadas. Gosto de estar nas competições e sei que esse diálogo estabelecido contribuiu para esse prêmio”, disse Wlamir que está sempre presente nos estádios.
A WA destacou ainda que a CBAt garantiu acordos revolucionários de patrocínios – com as Loterias Caixa, patrocinadora máster do atletismo brasileiro, a Puma (agora ampliado até 2032, incluindo três ciclos olímpicos, por um período longevo de dez anos) e a Prevent Senior NewOn -, beneficiando os atletas de elite, além de impulsionar o esporte nas bases. As Loterias Caixa, inclusive, farão um bilhete em um dos sorteios para marcar a conquista de CBAt campeã do mundo na gestão do atletismo nacional.