9 de maio de 2024
- Publicidade -
Corrida de Rua

Saiba como correr na medida certa

ON RUN traz 4 dicas infalíveis para todo atleta amador praticar o esporte com mais segurança e eficiência em 2023

A atividade física e seus benefícios para saúde, bem-estar e desempenho estão bem consolidados na literatura, e a corrida de rua comprova essa tendência que vem, ano após ano, se configurando como uma grande paixão nacional, independente da cultura, credo ou classe social.

É comum ver muitos praticantes de corrida de rua, nas diferentes distâncias e percursos. As provas, desde os 5km aos 42km ou mais são uma realidade nas cidades de todo o Brasil, dos pequenos munícipios às grandes metrópoles.

Verdadeiras multidões se encontram nas ruas, parques e bosques para correr e superar desafios. “Além desse contexto, pode-se afirmar baseado em dados epidemiológicos, que a prática esportiva, em especial a corrida, é um poderoso agente para agregar melhorias e transformações positivas em diferentes áreas como: econômica, cultural, educacional, saúde e bem-estar”, comenta o treinador Ronaldo Dias, consultor técnico de ON RUN.

Em função da praticidade e por ser tão democrática, uma vez que a adaptação é rápida, não requer equipamentos caros e pode ser realizada durante todo ano, a corrida de rua é um “sucesso de público”. Somando a esses fatores à possibilidade de participar das principais corridas pelo mundo com os campeões olímpicos e mundiais, motivação é o que não falta para atletas amadores.

Mas como tudo na vida, há uma medida recomendada para alcançar os reais benefícios e evitar lesões e contratempos. “Organizamos algumas dicas e recomendações para você realizar seus treinos com segurança e aumentar a possibilidade de melhoras no desempenho, evitando possíveis problemas físicos”, afirma Dias. Confira:

1º) COMPETIR ALÉM DA CONTA
A corrida está na moda e se tornou um mercado cada vez mais aquecido. Há, inclusive, competições fazendo promoções para quem participar de todas as suas dez etapas, por exemplo. Com isso, alguns corredores estão usando as competições como treino, quando o ideal é se preparar para participar das competições.
A participação em competições deve ser feita de forma planejada. Em alguns casos, as provas entram como parte da sua preparação para um objetivo maior.
É preciso ter cuidado. Alguns corredores chegam a participar de provas todos os finais de semana, o que interfere em seus treinamentos e pode impedir uma melhora no desempenho, aproximando de uma possível lesão.
Ao participar dos eventos, o corredor fica tentando melhorar seu desempenho a cada prova e, muitas vezes, fica fazendo comparações com os outros e com anos anteriores. O correto é comparar você com você mesmo, respeitando sempre a altimetria do percurso, o período de treino que se encontra e até as condições climáticas.
Com essas informações, o corredor evita frustações e sensações desfavoráveis que podem desaminar sua preparação.
O ideal é usar alguns eventos como parte da sua preparação, como agente motivador, mas sempre dentro do seu planejamento.

2º) DESCANSAR APÓS OS TREINOS
O descanso é tão importante quanto o treino. Ou até mais. Isso é verdade principalmente para amadores, que não têm muito tempo para recuperação.
É no descanso que acontece a síntese proteica, responsável por criar adaptações necessárias para melhorar a sua performance. Para cada treino mais intenso deve haver um dia de trabalho físico mais leve, e até mesmo um dia de folga.
Nunca é demais lembrar: é durante os períodos de descanso, entre um treino e outro, que acontece a recuperação e a construção muscular. Quando o corredor faz um descanso adequado, melhora seu desempenho.
 

LEIA MAIS 
Ciência explica como a corrida protege o sistema cardiovascular
 

3º) INVESTIR EM ATIVIDADES CONDICIONANTES QUE CONTRIBUEM PARA ECONOMIA DE CORRIDA
Economia de corrida é o nome dado à maior redução possível de gasto de energia para percorrer uma determinada distância em uma velocidade ideal. Ou seja, é o que torna o atleta capaz de correr grandes distâncias com menos esforço.
Quais sãos as atividades condicionantes e determinantes para corredores?
As atividades determinantes são as corridas utilizando os métodos e meios já consolidados na literatura. Essas atividades condicionantes englobam técnica específica, educativos de corrida e trabalho postural, além de atividades que desenvolvem força, velocidade e flexibilidade

4º) CORRER COM A POSTURA INCORRETA
Existe um conjunto de situações que aproxima o corredor de uma postura inadequada para corrida. Por isso, o ideal é entender quais exercícios podem ajudar a melhorar.
EXEMPLO: corredores que se movimentam “caindo” muito para frente, possivelmente precisam trabalhar as cadeias cruzadas, em especial o abdome e a região do core, já que leva o tronco muito para frente.
PROBLEMA: pode causar lesões na lombar, dor no ciático, nos glúteos, nos isquiotibiais e nos joelhos.
SOLUÇÃO: ter consciência da postura, fortalecer a região do core, abdome e cadeias cruzadas, que ajudam a estabilizar o tronco.

Avatar

administrator
Formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing, além de ser jornalista e possuir MBA em Gestão de Projetos. Faz parte da equipe do Grupo EP desde 2017, atualmente como Supervisor de Mídias Digitais. Tem experiência no desenvolvimento de estratégias de marketing digital, trabalha em conjunto com uma equipe criativa e busca constantemente a inovação e as últimas tendências do setor.
- Publicidade -
plugins premium WordPress