9 de maio de 2024
- Publicidade -
Corrida de Rua

Confira 11 dicas para correr melhor nas provas deste ano

Confira as orientações do consultor técnico de ON RUN, o treinador Ronaldo Dias, para os atletas amadores melhorarem seu desempenho

 

As provas são o objetivo principal de todos os atletas de alto rendimento e da maioria dos amadores. Por isso, o consultor técnico de ON RUN, o treinador Ronaldo Dias, traz 11 dicas práticas para quem deseja melhorar seu desempenho em 2023. Confira:

1 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO: Evite correr sem inscrição. Embora a maior das provas ocorra em espaço público, os organizadores têm autorização e pagam para o uso do espaço. Desta forma, têm todo o esforço e investimento voltados para os participantes devidamente inscritos.

2 – ATENÇÃO AOS TREINOS SEMANA ANTES DA PROVA: A semana que antecede a corrida não é momento e treinar muito forte. Os ganhos na parte física já foram finalizados e esse momento é de manutenção.

3 – DESCANSO: Aproveite e dedique se ao descanso, em especial o sono. É nesse momento que tudo acontece e você está literalmente ajudando seu corpo a ficar em dia com a sua preparação. Enquanto dorme, seu corpo recupera algumas micro lesões e alguns hormônios são produzidos.

4 – ATENÇÃO NO DIA DE RETIRADA DO KIT: Faça sempre nos primeiros dias. Se deixar para última hora, correrá o risco de ficar muito tempo na fila, em pé, e isso certamente vai contribuir para o seu cansaço. E ficar cansado um dia antes da prova pode prejudicar seu desempenho.

- Publicidade -

5 – NO DIA DA PROVA, CHEGUE ANTES: Se organize para chegar com pelo menos uma hora de antecedência. Assim, você poderá estacionar seu carro (o ideal e vir de transporte público, carona, táxi ou Uber) com tranquilidade e evitará alguns contratempos, como parar longe demais do local da largada.
 
LEIA MAIS  
Programe-se para correr grandes provas em 2023
  

5 dicas para evitar o risco de atropelamento durante a corrida na rua 


6 – ALONGAMENTO ANTES DA CORRIDA E TREINOS: Evite fazer alongamentos muito parados. Prefira para alongamentos com movimentos, para ajudar sua preparação. Em resumo, foco nos exercícios de amplitude (mobilidade) de movimento com direcionamento para a corrida.

7 – AQUECIMENTO: Esse, sim, é bem mais eficiente e vai direto ao ponto. Faça, por 10 minutos, pequenas caminhadas, seguidas de trotes leves. Se estiver em sua rotina de treinos, realize os educativos de corrida, bem de leve, como correr levantando os joelhos por 10 metros, corridas no ritmo da prova por 20 metros, voltando ao trote normal. 

8 – VONTADE E IR AO BANHEIRO: Com um bom aquecimento, você ajudará o trato intestinal a se movimentar e isso permitirá ir ao banheiro antes da largada. Desta forma, você evitara um possível desconforto durante a prova.

- Publicidade -

9 – VÁ PARA LARGADA: caminhe para largada e se posicione no local destinado ao seu pace. Assim, você poderá sair com o grupo do seu ritmo e diminuirá as chances de ficar travado em um pace que não é o seu. Esse procedimento permitirá uma corrida mais eficiente e segura.

10 – DURANTE O PERCURSO: Fique de olho em seu relógio e cuidado para não sair forte demais ou correr em um pace diferente dos seus treinos. Isso pode estragar sua prova e vai te fazer correr com muito desconforto, em especial no final da prova, gerando uma sensação ruim de muita exaustão.

11 – AO FINAL DA PROVA: Evite parar ou mesmo se sentar no chão. Continue com uma caminhada leve. Isso ajuda a recuperar muito mais rápido e chegar também mais rápido à sua medalha, que normalmente é entregue ao final do evento a todos os participantes.

Avatar

administrator
Formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing, além de ser jornalista e possuir MBA em Gestão de Projetos. Faz parte da equipe do Grupo EP desde 2017, atualmente como Supervisor de Mídias Digitais. Tem experiência no desenvolvimento de estratégias de marketing digital, trabalha em conjunto com uma equipe criativa e busca constantemente a inovação e as últimas tendências do setor.
- Publicidade -
plugins premium WordPress