O Dia do Atleta é comemorado neste 21 de dezembro. Talvez a melhor definição sobre o que é ser um atleta seja do cofundador da Nike, Bill Bowerman. Disse o lendário treinador de atletismo norte-americano:
“Se você tem um corpo, você é um atleta”
A frase de Bowerman serve como uma luva ou melhor, como um tênis para todos os corredores de rua do Brasil e do mundo, especialmente os amadores.
Nunca é demais lembrar que, em dicionários como Michaelis, amador significa:
1 Que ou aquele que ama; amante.
2 Que ou aquele que gosta muito de alguma coisa; amante, apreciador.
3 Que ou aquele que se dedica a algo não por profissão, mas por diletantismo; diletante.
4 Que ou aquele que pratica um esporte sem ser profissional.
Não é exagero afirmar que o atleta amador é aquele que leva ao pé da letra o ideal do barão Pierre de Coubertin, o pai da Olimpíada moderna, o qual vaticina: o “importante não é vencer, mas competir”.
Importante salientar que a maior competição do corredor amador é contra ele mesmo. Na progressão dos treinos e em cada prova, esse atleta luta para superar os próprios limites. Nesse sentido, conseguir avançar alguns segundos mais rápido pode valer tanto quanto uma medalha.
#SOMOSATLETISMO
Nesse Dia do Atleta, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) parabenizou “a todas as pessoas, desde as crianças de 6 anos até o máster, que adotam o esporte como estilo de vida saudável ou dos que treinam para competir nos calendários nacional e internacional e para defender a bandeira do Brasil”.
4 filmes para inspirar corredores
A CBAt divulgou que, sob a hashtag #somosatletismo, investe na democratização dos eventos e nos centrinhos, que reúnem cerca de 3.600 crianças a partir dos 6 anos, e em ações conjuntas com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Confederação Brasileira de Desportos Escolares (CBDE), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Associação Brasileira de Atletismo Máster (ABRAM).
“Tenho um orgulho muito grande de transformar o #somosatletismo de uma palavra forte em ação. Antes os olhos da CBAt estavam voltados apenas para o alto rendimento. Agora conseguimos ampliar em muito o número de federados e inverter a pirâmide com o aumento dos atletas nas categorias de base. Ninguém nasce no alto rendimento. Quero agradecer o empenho e parabenizar a todos que vivem o nosso esporte”, comentou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos.
NÚMEROS
De acordo com números atualizados no dia 30 de novembro, a CBAt conta com 12.646 atletas em atividade, sendo 938 no sub-14, 2.505 no sub-16, 2.322 no sub-18, 1.528 no sub-20 e 3.774 no sub-23 e adulto. No máster são 1.579 atletas. No total, são 4.660 no feminino e 7.986 no masculino.
HISTÓRIA
Os primeiros atletas surgiram há muitos séculos, na antiga Grécia e em Roma, em manifestações esportivas e disputas. Os Jogos Olímpicos reúnem os melhores atletas do mundo, que competem pelas medalhas de ouro, prata e bronze, e em busca de superação.
Quem decretou o dia 21 de dezembro como sendo o Dia Nacional do Atleta foi o presidente Jânio Quadros, por meio do Decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961, como forma de homenagear os atletas brasileiros que, com empenho e dedicação, representam o País em competições e levam a nossa bandeira ao mundo.