29 de fevereiro de 2024
- Publicidade -
ON Run

Entenda a importância dos Jogos Olímpicos para o esporte

Ronaldo Dias, especialista em corrida, falou sobre a história do atletismo

Ronaldo Dias, especialista em corrida, falou sobre a história do atletismo. (Foto: Reprodução/ Freepik)

O esporte sempre esteve presente nas mais diversas civilizações, sendo decisivo para reunir multidões e proporcionar status de deuses a homens. Na Grécia Antigamente, as mulheres não podiam praticar esportes ou ir para a guerra. Mas, com o passar dos anos, o esporte vem se configurando como a grande paixão de todos os povos, independentemente de gênero, cultura, credo ou classe social.

Atualmente, o esporte se traduz como espetáculo e uma importante forma de divulgação das marcas esportivas e retorno financeiro. Com isso, os atletas são contratados a peso de ouro e não apenas com os privilégios de frequentar os lugares mais ilustres dos salões dos castelos e ter a sua alimentação garantida até os próximos jogos, como era relatado na Grécia Antiga.

Dentre os esportes, o atletismo é um dos mais antigos. Sua prática consta desde os primeiros Jogos Olímpicos da Grécia antiga, realizados em 776 a.C. Mesmo após sua modernização, os novos jogos ou jogos da era moderna ainda mantém em seu programa de competição provas semelhantes às daquela a sua época. Porém, hoje elas são bem mais diversificadas com mais de 45 modalidades para homens e mulheres.

Essa diversificação se deve principalmente pelas diferenças encontradas na forma de execução e nas características atléticas que são requeridas para cada uma das provas. Outra características ficam por conta da altura e da distância entre as barreiras e obstáculos.

LEIA TAMBÉM

Especialista em corrida fala sobre a importância do treino

Entenda a importância da São Silvestre para corredores iniciantes

- Publicidade -

Ao longo das edições, foram implementados pesos diferentes entre homens e mulheres. Nas barreiras, por exemplo, as mulheres correm os 100 metros e os homens os 110 metros e, por isso, na hora de verificar os tempos, eles ficam bem próximos. Já no arremesso do peso, para mulheres os pesos são de 4 quilos e para os homens são mais de 7,260 quilos.

O atletismo é composto por provas de pista e de campo, que têm como base atividades naturais do ser humano, como correr e arremessar, divididas em vários grupos: corridas de velocidade, corridas sobre barreiras, corridas de meio-fundo e fundo, arremessos e lançamentos, saltos verticais e horizontais e marcha atlética.

Assim, não é por acaso que essa modalidade ocupa posição de destaque nos programas de educação física de países desenvolvidos e das principais potências olímpicas que, em sua grande maioria, entende a importância do atletismo como a base para todas as outras modalidades esportivas.

- Publicidade -

Afinal, os gestos básicos estão presentes na maioria deles, junto isso ao fato do atletismo ser a modalidade que mais distribui medalhas por países e conta com uma grande representação dos países mais pobres ou em desenvolvimento, como Brasil e países africanos. Vale destacar que, em algumas provas do atletismo, a África, representada pelo Quênia, Etiópia e agora Uganda, consegue grandes resultados.

LEIA MAIS

Piloto é agredido após anunciar atraso de voo

plugins premium WordPress