22 de junho de 2024
- Publicidade -
ON Run

Fique por dentro dos centros de treinamento no Quênia

Especialista e professor de corrida Ronaldo Dias explica como os centro de treinamento produzem campeões

Especialista e professor de corrida Ronaldo Dias explica como os centro de treinamento produzem campeões. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Para ser o melhor, você precisa se cercar dos melhores. Essa é uma das razões pelas quais o Vale do Rift continua a produzir campeões. Atletas como Kipchoge, Kamworor e Kipyegon são verdadeiras estrelas, mas Kaptagat está repleto de talentos que já subiram ao pódio de importantes campeonatos e correram maratonas de grandes cidades.

Roig, que possui um recorde pessoal de 2h18min05s na maratona, mudou-se para o Quênia há alguns anos. “Quando levo meus filhos para a escola, fico envergonhado de dizer que sou corredor, porque muitos dos pais lá têm tempos de maratona de 2h05min”, brinca Roig, que agora é o diretor de corrida da Maratona de Valência. “Até uma das mães na escola tem um tempo parecido com o meu!”

Mas Kaptagat não é o único centro de treinamento de elite na região. Iten, uma pequena cidade a 2.400 metros acima do nível do mar, cerca de uma hora ao norte de Kaptagat, é frequentemente chamada de “casa dos campeões” ou “Hollywood das corridas de longa distância”.

Um dos motoristas da viagem da NN Running Team ao Quênia, por exemplo, era um ex-corredor de meia maratona com um tempo de 1h06min. Sua esposa, por sua vez, era uma maratonista com um tempo de 2h21min e ficou em segundo lugar na Maratona de Rotterdam alguns anos atrás. Seu vizinho é Emmanuel Korir, campeão olímpico dos 800 metros, e ele é bom amigo de Joyciline Jepkosgei, multi-recordista mundial e campeã da Maratona de Londres em 2021. Abdi Nageeye, medalhista de prata na maratona olímpica, também estava em Iten durante a viagem.

Enquanto transportava membros da mídia, o motorista passou por um posto de gasolina chamado “Oslo”, um dos muitos negócios locais de propriedade de Vivian Cheruiyot. A campeã olímpica dos 5.000 metros em 2016 abriu o empreendimento após vencer a Liga Diamante de Oslo.

LEIA TAMBÉM

Conheça os benefícios de uma vida simples e focada no essencial

- Publicidade -

Entenda a importância do espírito de união e compartilhamento

Outros centros de treinamento

Um dos maiores centros de treinamento em Iten é o High Altitude Training Center, fundado pela multicampeã mundial de meia maratona Lornah Kiplagat. Ela faz parte de uma família de corredores de grande sucesso, incluindo Sylvia Kibet, Hilda Kibet e Susan Sirma. Muitos atletas internacionais, incluindo Mo Farah e Paula Radcliffe, já se hospedaram lá. Além disso, o ex-corredor de obstáculos Bob Tahri, da França, abriu seu próprio centro de treinamento em Iten há alguns anos.

O Vale do Rift, especialmente Iten e Kaptagat, é um lugar único no mundo. Todos conhecem um campeão que é amigo de outro campeão, que é vizinho de outro campeão. Essa é apenas uma das muitas maneiras de se tornar um grande corredor.

- Publicidade -

LEIA MAIS

Quais lojas participam do Dia Livre de Impostos?

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress